É inegável que o atacante Jorge Henrique se encaixaria em qualquer time da Série A. Rápido, habilidoso e muito versátil. Porém, sempre após assistir a um jogo do Botafogo eu me pergunto: quais são os requisitos necessários de um atacante de futebol? Respondo: saber se posicionar e ter frieza nas conclusões a gol.
Quem viu o jogo do Botafogo ontem diante do São Paulo no Morumbi, derrota por 2 x 1, sabe que Jorge Henrique não tem essas duas qualidades. Tudo bem, talvez esteja sendo rigoroso demais. O atacante nascido em Resende fez gols diante do Ipatinga. Decisivos? Não. Ah, mas o internauta lembrará da vitória sobre o Corinthians no Engenhão, na primeira partida das semi-finais da Copa do Brasil. Tudo bem. Se continuarmos nessa linha de raciocínio, posso dizer que o "baixolinha" tem posicionamento razoável. Ele está sempre na cara do gol nos momentos decisivos. Mas, e aí? A verdade é: o alvinegro não sabe chutar. Simples.
Foram pelo menos dois chutes cara-a-cara com Rogério Ceni. Dois chutes errados. A verdade é que a bola sobra para Jorge Henrique devido ao seu posicionamento. Em contrapartida, não há técnica e talento no chute do jogador. Os alvinegros vão passar sufoco, se dependerem de seus gols.
P.S.: Pensando bem, acho que podemos incluir outros atacantes que não sabem chutar: Jean do Vasco, Obina do Flamengo. O que você acha?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 de julho de 2008 às 01:19
Citou muito bem o Obina nesse texto. A diferença entre ele e Jorge Henrique é que o atacante baiano fez gols decisivos pro Flamengo, levando a conquistas de campeonatos. Não gosto dele, mas admito que o dito cujo tem sorte...