Hoje à noite, teremos as partidas de volta da etapa de confrontos nacionais da Copa Sulamericana: Atlético Mineiro x Botafogo (1 x 3, no primeiro jogo) e São Paulo x Atlético Paranaense (0 x 0). Jogadores poupados, reservas em campo e nenhuma empolgação por parte das torcidas. Amanhã, jogam Grêmio e Internacional (1 x 1) e, no dia 17 de setembro, tem Palmeiras x Vasco (1 x 3). Os classificados vão à segunda fase e começam a enfrentar clubes de outros países da América do Sul, mas qual seriam os motivos do desinteresse tupiniquim? Neste post, apresento o primeiro: nunca um time do Brasil faturou o campeonato.
A Copa Sulamericana é filha da Copa Mercosul e neta da Copa Conmebol. Ao contrário destas últimas, a primeira ainda não foi conquistada por um clube brasileiro. Nosso futebol nunca chegou sequer à final da competição. Nem teve um artilheiro. Nas seis edições, foram quatro títulos argentinos, um peruano e um mexicano. O Boca Juniors é o maior campeão. Ganhou em 2004 e 2005. Basta o troféu repousar em uma galeria brasileira para despertar a “ira” e o imediato interesse dos adversários.
Finalistas (campeões e vices) da Copa Sulamericana
2007 – Arsenal (ARG) / América (MEX)
2006 – Pachuca (MEX) / Colo Colo (CHI)
2005 – Boca Juniors (ARG) / Puma (MEX)
2004 – Boca Juniors (ARG) / Bolívar (BOL)
2003 – Cienciano (PER) / River Plate (ARG)
2002 – San Lorenzo (ARG) / Atlético Nacional (COL)
A taça da Copa Sulamericana faz falta na galeria do seu clube? Por quê?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
27 de agosto de 2008 às 17:56
quando um brasileiro ganhar, todos irão querer essa taça, com certeza!
27 de agosto de 2008 às 17:57
Não adianta, times argentinos nasceram pra conquistar títulos internaciuonais!
Até o Arsenal tem título internacional
28 de agosto de 2008 às 09:59
Enquanto isso o Boca papa títulos e mais títulos internacionais!
Luis Machado
8 de dezembro de 2008 às 00:43
Pois, é exatamente como o Alberto Júnior premonizou em 27.08.2008. Agora o Brasil já tem o primeiro Campeão da Copa Nissan Sul-Americana (que é, como dissera, filha da Copa Mercosul e neta da Copa Conmebol).
Com essa conquista, em 03.12.2008, o SPORT CLUB INTERNACIONAL é o primeiro clube brasileiro a completa a QUÁDRUPLA COROA INTERNACIONAL ou a QUÁDRUPLA COROA DE OURO.
Com certeza, Alberto Júnior, a partir de agora outros clubes brasileiros vão se interessar.Bastou o Internacional despertar a atenção e, naturalmente, a cobiça dos demais clubes verde-amarelos.
Xico Júnior - Jornalista
Blog: http://xicojunirofuteboldopassado.blogspot.com Você será bem recebido!