O poder dos caldeirões

Foto: Fernando Torres

Oito times ainda não perderam em seus estádios até hoje, faltando três partidas para a conclusão da 12ª rodada do Brasileirão 2008. A intimidação resultante da festa promovida pelas torcidas e o conhecimento do próprio campo geram boas colocações. Apesar de o líder Flamengo já ter sido derrotado no Maracanã, as outras três equipes da zona de classificação para a Libertadores – Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras – continuam sem fracassar em seus domínios.

Em contrapartida, é importante vencer em casa ter mínima regularidade para alcançar uma campanha equilibrada. Um exemplo é o Atlético-MG. O Galo não tem derrotas como mandante, mas é o campeão dos empates – seis, incluindo jogos fora do Mineirão – e amarga a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro. Completam a lista de invictos Internacional, Atlético-PR, Coritiba e Figueirense. Ou seja, os times do eixo Sul-Minas mais o Palmeiras.

Foto: O Grêmio, 3° colocado, ainda não perdeu no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

O provável Milan 2008/2009

Dida, Zambrotta, Nesta, Kaladze, Maldini; Gattuso, Pirlo, Seedorf(Flamini), Kaká, R.Gaúcho; Alexandre Pato.

Um time para lá de forte. No papel fortíssimo, cheio de talento e criatividade. Mas e na prática? Como funcionará essa potência rossonera? Carlo Ancelloti terá de esquematizar bem, se quiser ver seu ataque poderoso e meio-campo criativo funcionar em harmonia. Gattuso seria seu único homem de contenção com auxílio de Pirlo e Seedorf na marcação, se bem que este último sabe marcar, entretanto Pirlo apesar de ser volante não é tão aguerrido assim.

Ronaldinho Gaúcho faria um falso atacante com um homem de frente de ofício. Na verdade Ancelloti deverá esquematizar o Milan em um 4-5-1 sem a bola, variando para 4-4-2 com Ronaldinho à frente.

Vale lembrar que timaços tem históricos de serem uma incógnita, vide o Real Madrid de Luxa. Fracasso. Mas tem suas ressalvas, o que dizer do Manchester United Campeão europeu de 2008? E para vocês, quais são os outros timaços montados que fracassaram e os que obtiveram sucesso? Opine!

Ronaldinho Gaúcho é do Milan

Agora é oficial, Ronaldinho Gaúcho acertou sua transferência para o clube rossonero de Milão. Ao menos, parece que foi uma decisão mais coerente por parte do jogador, uma vez que o Manchester City também o queria por mais ainda, mas em termos de vitrine e condições o Milan leh cairá bem.

Especula-se que os valores são de 25 milhões euros. Segundo o diretor esportivo do Barça, Aitor Begiristain, o brasileiro renunciou a 15% do valor total da operação para defender o rubro-negro de Milão.

Mesma rivalidade, mais civilidade

Enquanto Márcio Braga e Roberto Dinamite se cumprimentavam na Tribuna de Honra do Maracanã, o gesto se repetia em diversos pontos do estádio. Abri mão do local destinado à imprensa esportiva, paguei R$ 20,00 e assisti à partida sentado (em pé, sentando, em pé...) em uma cadeira azul, a nova geral. Namorados com camisas diferentes se beijavam, amigos com preferências distintas se zoavam e a paz continuava como há muito tempo não se via.

Sem a provocação desenfreada de dirigentes o clima fica mais próximo do ideal. Uma das maiores rivalidades do futebol mundial sempre vai existir, mas o respeito pela opção do outro deve prevalecer. Nas arquibancadas, o caminho é mais duro. Um torcedor perdeu dois dedos devido à explosão de uma bomba “cabeção de nego”, resultado da presença de gangues disfarçadas de torcidas. Esta realidade prejudica um espetáculo sem igual: 67.796 pessoas presentes, lindos bandeirões em forma de camisa, cantos com letras criativas e quatro gols!!!

Em campo, neste domingo (14/07), 22 jogadores e um só time: o Flamengo. Organizado e dono do meio-campo, o rubro-negro venceu por 3 a 1 e disparou na liderança do Brasileirão com 26 pontos. O Vasco só levou perigo em raras jogadas individuais de Leandro Amaral e na correria “peladeira” de Jean.

A tarefa do líder foi facilitada pelos erros cruzmaltinos. No primeiro gol, Wagner Diniz derrubou Juan, infantilmente, na grande área. Ibson, o melhor do jogo, abriu a trilha na floresta desmatada de Lopes. Em seguida, Eduardo Luiz tirou a bola das mãos de Tiago e deu o segundo gol para Fábio Luciano. Na etapa complementar, Cristian acertou o ângulo de longe e o goleiro vascaíno não se esforçou para chegar. O placar de 3 a 0 estava barato. Tamanha superioridade chegou ao banco do Flamengo. Caio Júnior colocou o atacante Diego Tardelli no lugar do volante Jônatas. No fim, Alex Teixeira diminui após boa tabela com Edmundo. Ah, é. Ele ainda estava por lá...