Incompetência ou medo?

Foto: Daniel Augusto Júnior / Agência Corinthians

O Vasco emprestou o meia Morais ao Corinthians. O clube não queria revelar os valores, mas eles vazaram: R$ 600 mil pela permanência do jogador no time paulista até junho de 2009. Talentoso e dono de bom chute, resolveu sair depois de duras cobranças feitas pela torcida Força Jovem, maior facção organizada cruzmaltina. Disse ter sido vítima de ameaças e abandonou a caravela na metade do Brasileirão. Porém, foi para um lugar onde os torcedores apóiam e pressionam, no mínimo, dez vezes mais.

Atualmente, o cenário do Timão pode ser animador. Apesar de jogar a Segundona, lidera desde o início e deve conquistar o título com algumas rodadas de antecedência. Está em processo de reconstrução e possibilita a seus atletas uma exposição sensacional, principalmente, na mídia paulista. Contudo, a presença da Fiel Corintiana nos vestiários, campos de treinamento e bastidores é proporcional a tudo isso já mencionado.

Golaços, belos passes e disposição de sobra colocarão o jogador no pedestal, nas bandeiras e faixas das arquibancadas alvinegras. Só não se pode ignorar o outro lado desta face. Se falhar em lances decisivos, tirar o pé de divididas e se recusar a participar da marcação como fez no Vasco, Morais também sofrerá em São Paulo.

Sentimento de um torcedor

Este depoimento de Luiza Aguiar foi enviado por Wagney Raminelli, morador de Nova Friburgo (RJ) e torcedor do Fluminense. Um pouco de poesia sempre faz bem ao coração...

Foto de Luiz Duarte / SXC

4-3-3. Ufa!!!

Como havia informado um dos assessores de comunicação do Fluminense, ao ser avisado por "A Bola e o Gol", foi corrigida a enquete disponível no site do clube. Saiu a opção 4-4-3 e entrou a alternativa 4-3-3. Cuca, o novo treinador, já pode respirar aliviado...

4-4-3?!?!?!?!?!?!?!?

Foto: Reprodução do site oficial do Fluminense
Será este um dos motivos da atual fase do Fluminense? Alguém precisa revisar os conceitos futebolísticos divulgados pelo clube. O Tricolor criou, em seu site oficial, uma enquete para o internauta indicar o esquema tático mais adequado para o 2° turno do Brasileirão 2008. Entre as opções está o 4-4-3, ou seja, uma formação com (sic) 12 jogadores!!!

Até o início desta noite, a alternativa 4-4-2 liderava a pesquisa quantitativa com 1551 votos, ou 54% do total. A opção 4-4-3, absurda, é a segunda mais indicada: 698 cliques (24%). Em seguida, vêm 3-5-2 (536, ou 19%) e 3-6-1 (100, ou 3%). Avisado por “A Bola e o Gol”, um dos assessores de comunicação do Fluminense prometeu entrar em contato com os responsáveis pelo site para desfazer o equívoco.

Cuca chegou ao Fluminense

Sim, ele está de volta ao Rio de Janeiro. Agora Alexis Stival, o Cuca, curitibano de 45 anos, é o novo treinador do Fluminense.

De início, os dirigentes esperam uma reviravolta no futebol que o time anda apresentando dentro de campo. E depois quem sabe uma sul-americana. Incrível: Renato foi embora e a soberba tricolor continua nas Laranjeiras.

Os tricolores esperam o Cuca do Botafogo, Goiás e São Paulo. O tático, o aglutinador. Mas é bom lembrar: Cuca é um ser humano e não mágico.

Aguardaremos a Era Cuca no Tricolor.

Fim da era Renato Gaúcho no Flu

Pois é. O trabalho foi bom. Renato Gaúcho levou o Fluminense à Copa Libertadores, após 23 anos, com a conquista inédita da Copa do Brasil no ano passado. Houve o também muito bom 4° lugar no Brasileirão 2007. Este ano, Estadual pífio e Libertadores inesquecível, em todos os sentidos. Um vice-campeonato dolorido e histórico. Fez o mundo conhecer o Fluminense, mas...

...mesmo estando acima do bem e do mal no Fluminense (seus feitos pelo clube justificam isso), Renato foi demitido após a derrota vergonhosa de virada para o lanterna Ipatinga (1 x 2) pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O futebol carrega uma cultura de resultados e a vida dos técnicos é dura. Há pouco mais de um mês, os tricolores consideravam Gaúcho um dos melhores do Brasil. Hoje, é visto como burro, humorista, treinador de rachão, entre outros adjetivos deste nível.

Por que a torcida mudou, rapidamente, sua opinião? Talvez, o orgulho do treinador e a forma como ele "vende" seu peixe são vistos como soberba. Pode ser. Porém, a Assessoria de Imprensa do Fluminense tem sua parcela de culpa, pois não conseguiu conter declarações polêmicas. O técnico deu algumas mancadas em certas ocasiões. Em uma delas, afirmou que o Fluminense iria "brincar" no Brasileirão.

O Flu busca opções no mercado e Cuca é o preferido dos diretores para assumir. Os tricolores começam a temer o futuro, pois já viram esse filme três vezes na década de 1990 e gostariam de nunca mais assistir a uma tragédia como aquelas.

Triunfos e vexames

Foto: Divulgação / CBF News
Brasil e Vitória aplicaram, Nova Zelândia e Vasco levaram: 5 a 0. A Seleção Brasileira venceu de azul e está classificada para a próxima fase das Olimpíadas de Pequim e joga para chinês ver, na próxima quarta-feira, contra os donos da casa. O Machão da Colina termina o 1º turno na zona do rebaixamento e dá passos largos à Segundona 2009.

No Engenhão, Zé Carlos selou o triunfo botafoguense por 1 a 0 sobre o Palmeiras. A evolução, após a chegada de Ney Franco, é gritante e o planejamento passa a visar, sem ufanismo, uma das quatro vaga na Copa Libertadores. O técnico acertou o esquema do time, aproveitando o máximo do potencial de cada jogador. Só Gil chegou, mas a equipe mudou, completamente, a postura. O preciosismo deu lugar à eficiência.

O Flamengo reconheceu o gosto da vitória com a cabeçada de Jaílton. O placar sobre o Atlético Paranaense (1 a 0) foi mínimo, mas a injeção de ânimo é enorme. A chegada de Marcelinho Paraíba é excelente e deveria ter sido providenciada há muito tempo. Ainda há tempo para chegar ao topo da tabela, mas a diretoria do Mengão cochilou no ponto.

Em Ipatinga, Fabinho atrapalhou com sua expulsão, Fernando Henrique saiu mal e o Fluminense perdeu grande chance de vencer a primeira fora de casa e sair do inferno. Os anfitriões agradeceram o auxílio e viraram a partida: 2 a 1.