Lotto domina o armário das torcidas

A Lotto, fábrica italiana de materiais esportivos, produz o uniforme da maioria dos 25 principais clubes do futebol brasileiro. Ela tem representantes em cinco Estados, mas não veste torcedores no eixo Rio-São Paulo, principal vitrine do esporte no país. Em seguida, vem a Penalty, com quatro times. A Nike tem "apenas" dois: Flamengo e Corinthians. Fornecedora do Vasco a partir de 2009, a Champs entra de vez no ramo das vendas em massa. Veja a panorama da confecção boleira.


Lotto
Altético-MG
Bahia
Coritiba
Goiás
Sport

Penalty
Juventude
Paraná
Portuguesa
Vitória

Reebok
Cruzeiro
Internacional
São Paulo

Umbro
Atlético-PR
Figueirense
Santos

Champs
Ipatinga
Santa Cruz
Vasco

Kappa
Botafogo
Grêmio

Nike
Corinthians
Flamengo

Adidas
Fluminense
Palmeiras

Wilson
Náutico

Só gosta do Richarlyson

Foto: Divulgação / São Paulo
O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, disse que as jogadores da Seleção Brasileira de Futebol Feminino tinham apenas dois neurônios. Pediu desculpas, mas pegou mal.

Na mesma semana, iniciou negociações para contratar o meia Richarlyson, de 25 anos, junto ao São Paulo.


Horcades critica as mulheres e quer o Richarlyson...

Caiu


O Vasco está na Segundona do Campeonato Brasileiro 2009.

O que você diria, neste momento, a um torcedor cruzlmatino?

A "nêga" de Renato Gaúcho

24 de novembro de 1996. Foi nesta data que o atual técnico do Vasco, Renato Gaúcho, foi rebaixado para segunda divisão. Na época, ele era uma espécie de jogador-técnico do Fluminense. Contudido, assumiu em meio a bagunça que o clube das Laranjeiras atravessava. Seria o princípio da pior fase de toda história do Fluminense. Três rebaixamentos consecutivos.

A situação era a seguinte: o Flu tinha 19 pontos e precisava vencer o Vitória-BA em Cariacica/ES e torcer por um tropeço de Bahia ou Criciúma (ambos com 20 pontos) que enfrentariam fora de casa, Flamengo e Atlético-PR respectivamente.

Renato prometera sair pelado caso o Fluminense fosse rebaixado. O Tricolor jogou bem e venceu o jogo 3 x 1, porém o resultado não foi suficiente. Surpreendentemente, o Criciúma venceu (2 x1) no Joaquim Américo o Atlético-PR e o Bahia derrotou(1 x 0) o Flamengo em São Januário. Fluminense rebaixado.

Hoje, um pouco mais de doze anos, o técnico Renato Gaúcho tem a "nêga" e vive o mesmo drama e enfrentará o adversário que derrotou na época, o Vitória-BA. Atlético-PR e Flamengo que se enfrentarão em Curitiba e novamente estarão no caminho de Renato. E mais uma vez, Portallupi será "flamenguista" desde pequenino.

E agora? Será que dessa vez os deuses ajudarão Renato e o Vasco?

Vai mudar mesmo?

Agora é oficial. O Maurício Assumpção, cirurgião-dentista e professor universitário de 46 anos é o novo presidente do Botafogo no triênio 2009/2011. Foram 12 horas de votação. 302 dos cerca de 1.200 aptos compareceram a General Severiano para depositar seu voto na chapa de Assumpção. Pouco né? Ah.. e ainda tiveram quatro votos nulos e oito em branco, totalizando 314.

A pergunta é óbvia: Mesmo mudando de presidente oficialmente, o Botafogo ainda vai ter a sombra do Montenegro para estragar o ambiente no clube depois de uma eliminação em competições da temporada?

Muda, mas muda mesmo Botafogo!

Peru fora, Peru dentro

A Conferedação Sulamericana de Futebol (Conmebol) suspendeu a seleção e os clubes do Peru de todas as competições internacionais. A decisão foi tomada porque os peruanos não voltaram atrás na interferência governamental em sua confederação, atitude proibida pela Fifa.

Jefferson Bernardes / Vipcomm

Flu e Inter querem vaga de presente na Libertadores 2009

Com o Peru fora, foram abertas três vagas na Copa Libertadores de 2009. Internacional (provável campeão da Copa Sulamericana) e Fluminense (vice-campeão da Libertadores de 2008) estão de olho nesta discussão. Os bastidores estão fervendo, mas há pelo menos uma certeza: a falta do Peru na grama faz o futebol ficar mais bonito.

E você? Prefere com ou sem Peru?

Washington x Adriano

O Fluminense está negociando com Adriano, o Imperador, da Inter de Milão. As relações entre os clubes parecem estar ótimas depois de o Tricolor vender Thiago Silva para o time italiano. Seria uma aposta, com grandes riscos, do pessoal das Laranjeiras, pois nunca se sabe o que Adriano, Ciel e Arouca são capazes de beber (sic) jogar juntos.


E Washington? Como fica?

Qual dos grandalhões você gostaria de ver com a camisa do seu clube? O espaço é seu!!!

Só no sapatinho

Na próxima sexta-feira (21/11), tem show de pagode com o grupo Samba de Esquina, no Bar do Tênis das Laranjeiras. O show começará às 21h e será regado a muita cerveja.

É impossível não perguntar: o Ciel vai???

Vem guerra por aí...

"Mais uma vez a torcida vascaína vai dar um show nas arquibancadas e sociais de São Januário. Para o jogo deste domingo (23/11), às 17h, contra o São Paulo, os vascaínos receberão brindes para abrilhantar ainda mais o Caldeirão. Antes da partida, serão distribuídos bastões infláveis decorados com a cruz-de-malta e cornetas para quem entrar no estádio. Compareça, vascaíno! O Vasco conta com você!!!"

Esta nota foi publicada no site oficial do Vasco e revela o clima de guerra futebolística (sem violência, por favor) no qual será disputado o jogo do próximo domingo.

Mesmo contando com a força de São Januário lotado, você acha que o Vasco pode vencer o São Paulo?

Alerta aos acéfalos

Divulgação

Carlos Alberto ficou sem receber e deixou o Botafogo, sem muitas explicações. Vale mesmo a pena discutir e brigar por causa de Futebol?

Urubu liberado

Divulgação
Está na rede. A "Urubu Tv" retransmite o sinal do Premiere Futebol Clube (PFC) e coloca na web todos os jogos disputados pelo Flamengo. Há três alternativas. Se o internauta clicar em "Aberto", assiste à transmissão granulada. Nas seções "Baixa Qualidade" e "Alta Qualidade", a imagem é melhor, mas parece que o usuário precisa pagar.

O site revende o sinal? Isto é legal? A "Urubu Tv" está cometendo um crime? Comente!!! Respostas serão bem-vindas...

Está brincando?

Arte: Marcos Benjamin

A atuação do time Fluminense nessa 34ª rodada do Brasileirão/2008 foi curiosa. Na derrota por 1 x 0 para o Cruzeiro - esse sim briga pelo título - pareciam que os jogadores estavam brincando nesse campeonato, lembram do Renato Gaúcho?
Com 15 minutos de jogo o goleiro Fernando Henrique(foi o melhor do Flu no jogo) estava fazendo cera. A equipe esteve com muita pose para pouco futebol.

O maior de todos os tempos

Alex Carvalho / Photocamera

Thiago Silva será negociado hoje com o Inter de Milão. Os valores devem ser anunciados após da reunião do empresário do jogador, Paulo Tonietto, com o diretor do clube italiano, Marco Branca. É o maior zagueiro da história do Fluminense. Você concorda? Se discordar, quem é o melhor?

Dia do inesperado

Marcelo Pereira / Portal Terra
Em Interlagos, quando a família de Felipe Massa e a equipe Ferrari já comemoravam nos boxes, Lewis Hamilton ganhou uma posição de Timo Glock e foi campeão do Mundial de Fórmula 1.

No Maracanã, depois de vários gols perdidos e uma pressão incrível do Fluminense, o Vasco venceu com um gol chorado de Wagner Diniz, conseguiu a primeira vitória em clássicos este ano e ainda respira no Brasileirão.

Neste domingo (02/11), o esporte provou, mais uma vez, ter algo de sensacional...

Maradona comanda primeiro treinamento

O craque Diego Armando Maradona estréia como técnico da Seleção Argentina...

Última chance

O Vasco tem, no próximo domingo, às 19h10min., a última chance de vencer um clássico local em 2008. O clube disputou 10 jogos com os adversários cariocas, perdeu cinco e empatou outros cinco. Confira a péssima seqüência e responda: qual será o resultado do embate entre o Cruzmaltino e o Tricolor, no Dia de Finados, no Maracanã?

VASCO X RIVAIS

Campeonato Carioca
02/02 - 2 x 3 Botafogo
17/02 - 1 X 2 Flamengo
23/03 - 1 x 2 Fluminense
06/04 - 2 x 2 Flamengo
12/04 - 1 x 1 Fluminense

Brasileirão
25/05 - 1 x 1 Botafogo
13/07 - 1 x 3 Flamengo
23/07 - 3 x 3 Fluminense
24/08 - 1 x 1 Botafogo
19/10 - 0 x 1 Flamengo

O formigueiro precisa de cada formiguinha

Divulgação / Fluminense
Quase 35 mil pessoas no Maraca: Flu 3 x 0 Palmeiras

Na política, como no futebol, a disposição de uma pessoa para sair de casa e ir à urna (estádio) votar (torcer) em seu candidato (time) faz a diferença. Nesta reta final de Brasileirão, os clubes precisam de apoio para chegarem ao objetivo maior: título, Libertadores, Sulamericana ou fuga da Segundona. Se você não acredita na força do indivíduo, dê uma olhada nos números da corrida eleitoral deste domingo (26/10) pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Eleições 2008
Eduardo Paes (PMDB): 1.696.195 (50,83%)
Fernando Gabeira (PV): 1.640.970 (49,17%)
Ausentes: 927.250
Nulos: 222.796
Brancos: 92.154

A diferença entre vitorioso e derrotado foi de apenas 55.225, ou seja, se menos de 10% dos ausentes (eleitores de Gabeira) tivessem votado, o resultado seria outro. Acredite: o todo só existe quando as unidades querem fazer parte dele.

Troca de técnico é burrice, segundo a galera

Você votou na enquete de "A Bola e o Gol" e respondeu: com seu time na rabeira da tabela, trocar de técnico adianta? A opção mais votada, com 57%, foi "Não. Quem atrapalha são os jogadores, todos fracos". Em seguida, veio "Não. A culpa é dos dirigentes", com 43%. Ninguém escolheu as alternativas "Sim. Ele atrapalha" e "Sim. Quando está tudo errado, tem de trocar todos".

A nosso público deve estar com a razão, pois os cinco melhores colocados do Brasileirão — Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras — têm o mesmo técnico desde o início do campeonato.

Dinamitaram o Vasco!


A situação financeira do Vasco tá tão ruim, mas tão ruim, que a ala pé no chão da nova diretoria já não acha que seja o fim do mundo se o time cair para a Segundona. Explico: direitos de TV da Primeira Divisão desse e do ano que vem; o Carioca de 2009; e até o arrendamento do ponto de táxi do clube (pasmem!), isso tudo já foi recebido e gasto antecipadamente pela antiga administração. A salvação pode estar no televisionamento da Segunda Divisão, contrato que pertence a outra emissora que não à Globo.

É aquela velha história. Clube de futebol só vai dar certo no Brasil no dia em que tiver dono. E isso vai acontecer no Dia de São Nunca...

Obs: a morte de Arthur Sendas significa menos um nome para contribuir no fundo - encabeçado por Olavo Monteiro de Carvalho - que pretende tirar o time do fundo do poço...pena...

Quem merece o seu amor ($$$)?

Divulgação / CBF News
No próximo sábado, tem Botafogo x Santos, no Engenhão. Em jogo, o sonho da Libertadores e o pesadelo da Segundona. Duelo quente e ingressos a R$8!!!

Domingo é dia de Vasco x Flamengo, o "Clássico dos Milhões", no Maracanã, e o drama é o mesmo: proximidade com o inferno de um lado e aspiração de título do outro. A entrada mais barata sai por R$20.

Das quatro grandes torcidas do Rio de Janeiro, só a do Fluminense não precisa economizar para o fim de semana, pois o Tricolor pega o Vitória em Salvador com transmissão da tv's Globo e Band.

Vale a pena deixar tudo isso de lado e assistir ao "grande desafio" Brasil x Colômbia por, no mínimo, R$30, às 22h de uma quarta-feira? Ah, essa partida será mostrada pela televisão aberta, ao contrário das duas primeiras.

Tudo bem. Kaká está com a bola toda. Mas esse calendário tem cada uma...

Seria o Cabanãs alvinegro?

Divulgação
O Botafogo derrotou o Vitória ontem(9/10) no Engenhão por 3 x 1 de virada. Um dos gols foi marcado por Zárate, o argentino rechonchudo que vibrou muito com o gol marcado. O Glorioso ainda briga por uma vaga na Libertadores. Seria ele uma espécie de Cabanãs alvinegro?

Ex-goleiro do Flamengo é eleito vereador

O ex-goleiro Roger Noronha (DEM), revelado pelo Flamengo e campeão do Mundial de Clubes pelo São Paulo, foi eleito vereador em Cantagalo, cidade do Centro-norte Fluminense. Ele recebeu 599 votos, sendo o 4º candidato mais votado do município.

Em Goiânia, capital de Goiás, quem conseguiu uma vaguinha na 3ª posição do time titular da Câmara de Vereadores foi Túlio Maravilha (PMDB), eterno ídolo do Botafogo, com 10.401 votos.

Os buracos do mundo

Arte: Marcos Benjamin
Imagem é tudo. Os grandes buracos do mundo. Da esquerda para direita, o maior buraco do mundo, Darvaza Gas, no Turkumenistão. O segundo maior é o Kimberly Diamond, na África do Sul. Os dois abaixo, estão entre os maiores buracos do mundo nos endereços Rua General Almério de Moura, 131 - Estádio São Januário e Rua Álvaro Chaves, 41 - Estádio das Laranjeiras, ambos localizados na cidade do Rio de Janeiro.

Urubu eufórico

Em um mesmo fim de semana: Flamengo vira o jogo aos 44 do 2° tempo, Grêmio é goleado, Palmeiras empata e Botafogo perde dois pontos no último lance da partida.

Ah, o melhor: Flu e Vasco seguram, juntinhos, a lanterninha do Campeonato Brasileiro.

Algum rubro-negro acordou, hoje, ou continua sonhando?

Dunga e a sensatez

Ele é criticado e esculachado pela maioria dos brasileiros, embalados pela onda midiática. A falta do ouro olímpico e o empate em 0 a 0 com a Bolívia soaram mal. Mesmo assim (preparem as pedras), Dunga manda bem. Ele é sensato. Na convocação de ontem, chamou Thiago Silva, Kaká, Robinho e Mancini, inquestionavelmente, merecedor da vaga.

Ronaldinho Gaúcho está em péssima fase e é reserva do Milan. Ficou fora. Nosso técnico está ou não correto? Ok. Também acho um absurdo dar uma camisa da Seleção Brasileira a Gilberto Silva e Jô, mas todo treinador tem os seus “queridinhos”. Você lembra do Zé Carlos, ex-lateral do São Paulo? Ele foi à Copa da França, chamado por Zagallo. Anderson Polga, ex-Grêmio, foi campeão, em 2002, com a “Família Scolari”. E Felipão deixou Romário de fora.

Por favor, me ajudem!!! Estou louco ou Dunga não é esse monstro?

Afinal, de quem é hegemonia do futebol carioca?

Arte: Marcos Benjamin
Saiu ontem (24/09) em notinha do colunista Ancelmo Góis de O GLOBO, onde o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt entrou com uma petição no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) solicitando reconhecimento do título Tricolor no estadual de 2002. Segundo a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), o Flamengo é o maior campeão carioca com 30 títulos contra 29 do Fluminense.


Explica-se: O título de 2002 do Flu, está sob júdice pois no confronto da semi-final diante do Bangu, o goleiro banguense Eduardo, no fim do jogo, fez um gol de cabeça, anulado equivocadamente pelo árbitro, que assinalou mão na bola. Revoltados, os jogadores do time alvirrubro deixaram o gramado. Com isso, o Tricolor foi declarado o vencedor por W.O pelo placar de 1 a 0.


E agora? Quem tem mais títulos carioca na sua opinião?

Meu 1000, seu 1000, nosso 1000...

Graças a você, nosso internauta, "A Bola e Gol" ultrapassou a marca dos 1000 acessos em um mês. Para comemorar, homenageamos dois craques, um extraterrestre e outro deste mundo mesmo. Eles também tiveram momentos inesquecíveis por causa do milésimo. Queremos saber: onde você estava quando aconteceram estes dois fatos históricos?

Milésimo gol do Pelé


Milésimo gol do Romário

Projetou o estádio e morreu antes da inauguração

Foto: Divulgação / Ipatinga
No domingo, Ipatinga e Vasco fazem o jogo dos desesperados, no Ipatingão. Este, logicamente, é um apelido carinhoso do caldeirão mineiro, capaz de receber 24 mil e 500 pessoas. O nome oficial é “Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito”, uma homenagem ao engenheiro responsável pela obra.

Ele era funcionário da Usiminas, foi vereador de Ipatinga e faleceu com apenas 39 anos, em 1981, devido ao um tumor no cérebro. Sua morte aconteceu um ano antes da inauguração do estádio. No dia 13 de novembro de 82, depois da festa de abertura, o Cruzeiro fez 3 a 0 na Seleção de Ipatinga.

Bernardinho é o cara!!! Até no futebol...

O blog “A Bola e o Gol” perguntou e você elegeu Bernardinho, técnico do Vôlei Masculino, como a melhor opção para substituir Dunga, na Seleção Brasileira de Futebol. O vencedor da enquete recebeu 35% dos votos. Encostado nele ficou Phil Jackson, consagrado treinador da NBA, com 29%.

O russo Oleg Ostapenko, da Ginástica, foi escolhido por 17% de nossos internautas e chegou na terceira colocação. Na seqüência, vem José Roberto Guimarães, ouro em Pequim com as meninas do Vôlei: 11%. A galera colocou a lanterninha (5%) nas mãos de Celso Roth, técnico do Grêmio, líder do Brasileirão.

Luxa é parceiro de Renato

Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm
De Wanderley Luxemburgo, técnico do Palmeiras, após a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco: “O time que enfrentamos hoje foi completamente diferente daquele de quarta-feira. Muito mais forte.” No meio de semana, quando o Verdão bateu por 3 a 0, pela Copa Sulamericana, o técnico cruzmaltino era Tita.

Você concorda com Luxa? Um técnico pode mudar um time em tão pouco tempo?

Invadimos o email do Dunga! Clique para ver

Futebol une os povos?

Foto / Divulgação
Em todo evento de futebol que vou ou assisto pela TV, sempre ouço dizer: O futebol une os povos. Eis que descubro um site (http://www.goal2018.org/) com uma campanha da Copa do Mundo de 2018, onde dois países tradicionalmente em guerra há décadas, fazem campanha conjunta para sediar a competição. Bem, desde que me entendo como gente estes dois países vivem em conflito. Seria o futebol o elo para paz entre eles? Opinem!

É inevitável: seis anos sem título

Como foi eliminado da Copa Sulamericana e não tem chance de título no Brasileirão, o Vasco só poderá vencer um campeonato no Carioca de 2009. Serão seis anos sem taça. A última foi a do Carioca de 2003. Esta linda sala de troféus quer um novo morador..

Foto: Divulgação / Vasco

Renato Gaúcho conseguirá salvar o time e colocar a caravela no rumo certo?

Corinthians entendeu: tudo é dinheiro!!!

Foto: Agência Corinthians
A marca de um clube é algo muito valioso e o Corinthians demonstra saber disso. Além de negociar os espaços na camisa com os mais altos valores do futebol brasileiro, mesmo jogando a Segundona, o Timão tem explorado inúmeras alternativas de arrecadação de capital junto ao torcedor, fonte mais fiel de todas. Os cases “Foto na Camisa” e “Agência Corinthians” são dois bons exemplos dessa consciência.

Na última rodada da Série B do Brasileirão, contra o América (RN), cada jogador vai entrar em campo carregando, em sua camisa, os rostos de 400 corintianos. O torcedor, por sua vez, precisa desembolsar R$ 1 mil para colocar uma foto no uniforme de jogo. Como são dez camisas, pois a do goleiro ainda não está confirmada na promoção, o Corinthians vai arrecadar R$ 4 milhões. Melhor será se houver venda de réplicas e os uniformes usados forem a leilão.

As empresas de mídia, grandes ou pequenas, também são fontes de renda para o Coringão. No site da Agência Corinthians, são publicadas fotos profissionais em baixa resolução. Para ter uma imagem adequada à utilização é preciso... pagar. Existe uma tabela de preços, diferenciando o valor das fotografias de acordo com a natureza do veículo: jornal, internet ou revista. Quem usa o serviço com regularidade pode comprar um dos pacotes promocionais.

Boa, Corinthians!!!

Nada como uma metáfora!


O que têm em comum o governo da Bolívia, os bancos de Wall Street, o técnico Dunga, o prefeito César Maia e aqueles dois times cariocas que nem preciso lembrar o nome? Acho que o fotógrafo pensou nisso tudo!

Johnnie Walker, o melhor para o Vasco

Divulgação
Você participou da nossa enquete e apontou Johnnie Walker como o melhor reforço para a lateral esquerda do Vasco. O uísque recebeu 42% dos votos. Em segundo, Jonny Quest, o desenho animado, com 28%. Na terceira posição, um empate: Johnny Cash, o cantor, e Johnny B. Goode, a canção de Chuck Berry, ficaram com 14%. O último colocado foi Johnny, reserva do CRB, clube ameaçado de rebaixamento para a Terceira Divisão. O “craque” não recebeu voto.

De São Januário para a Lapa?

Pinilla, atacante chileno contratado pelo Vasco, é famoso por seus casos amorosos e suas incursões na vida boêmia. Repetindo lances como alguns do vídeo abaixo, será uma boa contratação. Só não pode confundir o campo da Colina com o copo da cantina e se entregar às tentações do vinho português.



Mauricio Pinilla, 24 anos
Data de nascimento: 04/02/1984
Clubes pelos quais jogou: Celta de Vigo (Espanha), Sporting Lisboa (Portugal), Racing Santander (Espanha), Universidad de Chile (Chile) e Hearts (Escócia)

Um time desalmado

Foto: site oficial do clube
Com a derrota por 2 x 1 para o Santos na Vila Belmiro, o Fluminense permaneceu no G-4 Maldito e terá vida dura nos próximos três jogos em casa. Coritiba, Botafogo e Goiás, dois visitantes indigestos e um clássico onde o rival é o melhor time do Rio de Janeiro.

Um time sem ataque, é o segundo pior time no quesito finalizações e o quarto pior ataque do Brasileiro. A julgar pela alma do time, tricolores preparem-se! O túnel está cada vez mais escuro!

É melhor acreditar...

Maurício Val / Vipcomm
São Januário. Festa para os campeões da Libertadores de 1998. Nove em campo e Edmundo como goleiro. Derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro.

São Januário. Festa pelo retorno de Pedrinho. Nove em campo e Leandro Amaral assume a meta. Derrota por 3 a 1 para o Náutico.

O primeiro passo para o desastre é a dúvida quanto a sua possibilidade.

Mistério rubro-negro

Wander Roberto /Vipcomm
O goleiro Bruno tomou gols, mas foi o melhor do Flamengo, na derrota por 2 a 0 para o São Paulo. Ele e a torcida sofreram com a ineficiência do ataque rubro-negro. Josiel, artilheiro do Brasileirão do ano passado, teve duas boas chances, mas ficou isolado na frente. Aliás, este é um dos mistérios da Gávea. Confira os questionamentos e dê a sua opinião.

1) Se Caio Júnior coloca três atacantes, no fim do jogo, quando já perde por 2 a 0, por que não escala dois dianteiros de ofício?

2) Juan se inspirou no desempenho da Seleção Brasileira contra a Bolívia?

3) Quem sequestrou o futebol de Ibson?

4) Quando Sambueza será titular?

5) O Fla tem um dos melhores elencos do Brasil. O esquema 3-5-2 com Jaílton improvisado na zaga é mesmo a melhor opção?

É assim que se veste!



A propósito da nota anterior, esta foto de cima é a do vestiário dos times visitantes no Estádio Santiago Bernabeu, sede do Real Madrid.

Alguém aí tem uma foto dos vestiários brasileiros?

Quanto vale um clube brasileiro?


Instigado pela polêmica transação de Robinho para o Manchester City, o jornal inglês Financial Times fez um ranking dos times mais valiosos da Europa. O jornal especializado em economia se assustou com os incríveis valores que o futebol alcançou nestes últimos anos. Só as transações realizadas na última janela de transferências ultrapassaram a cifra de 500 milhões de libras esterlinas, ou 800 milhões de dólares, se minhas contas não estiverem erradas. O mesmo jornal diz que Robinho vai ganhar 160 mil libras por semana, mas os números que melhor expressam a corrida de ouro são aqueles dos clubes. A família que controla os Emirados Árabes comprou há poucos meses o Manchester City por 210 milhões de libras. O antigo dono, de origem tailandesa, havia adquirido o clube por “apenas” 81 milhões de libras um ano antes.
Para números completos e a reportagem em inglês, visite WWW.ft.com/footballmoney.

Eis o ranking em milhões de euros dos principais clubes:

Real Madrid: 351m
Manchester United: 315m
Barcelona: 290m
Chelsea: 283m
Arsenal: 264m
Milan: 227m
Bayer Munich: 223m
Liverpool: 199m

Duas perguntas inevitáveis aos amigos leitores:

1- Quanto vale um clube brasileiro?
2- Clubes brasileiros têm donos? (essa é mais difícil, né?)

Madonna x Seleção Brasileira

No empate em 0 a 0 com a Bolívia, 31 mil 422 pessoas estiveram presentes no Estádio João Havelange para empurrar o Brasil. O Engenhão tem capacidade para 45 mil, mas os ingressos restantes custavam de R$ 100 a R$ 200. Os de R$ 30 foram vendidos em apenas um dia.

Advinhe quem o assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva, culpou pela pequena presença da torcida,? Os próprios torcedores!!! Segundo ele, “a resposta do público não foi boa, pois ninguém reclama do preço do ingresso para ver a Madonna, mas impõe restrições para assistir à Seleção.” A comparação é, no mínimo, infeliz. Qual sua opinião???

Seria ele um "novo" Valdiran?

Divulgação
Ciel é o novo reforço do Fluminense. As informações vindas de Fortaleza contam que o jogador tem problemas com a bebida. Boatos, especulações ou verdade?

Nome completo: Jociel Ferreira da Silva
Data de nascimento: 31/03/1982
Altura: 1,80 m Peso: 72 kg
Posição: Atacante
Clubes: Santa Cruz-PE (2005); Salgueiro-PE (2006); Icasa-CE (2006, 2007); Busan Ipark - Coréia do Sul (2008); Ceará-CE (2008)

"Avaí, meu Avaí. Tu já nasceste campeão!!!"

Montagem: Fernando Torres com fotos de divulgação
No dia do aniversário de 32 anos do ex e eterno tenista Gustavo Kuerten, tri-campeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), “A Bola e o Gol” homenageia seu clube do coração. Guga, nascido no dia 10 de setembro de 1976, em Florianópolis (SC), é torcedor do Avaí Futebol Clube. Portanto, disponibilizamos aqui a letra e o link para o áudio do hino oficial do Leão da Ilha.

Hino do Avaí Futebol Clube
Música: Luiz Henrique Rosa
Letra: Fernando Bastos

Na ilha formosa
Cheia de graça
O time da raça
É povo é gente,
É bola pra frente
É só coração
O meu Avaí

Avaí meu Avaí
Da ilha és o Leão
Avaí meu Avaí
Tu já nasceste campeão

Não dá para esquecer
O seu belo passado
Mas a hora é presente
E o time vem quente
De encontro marcado
Com seus dias de glória
Pois a ordem é vitória
Vencer, vencer

Felizes coincidências

Fotos: Divulgação / CBF News

Robinho fez quatro gols nos dois jogos

Antes de domingo (07/09), a última vitória da Seleção Brasileira por uma diferença de três gols, em jogos oficiais, também vitimou o Chile. Aconteceu no dia 1° de julho de 2007, no Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela, durante a Copa América. Robinho marcou nas duas partidas: fez um gol, antes de ontem, e três, no ano passado. O árbitro paraguaio Carlos Torres apitou os dois confrontos.

Juan: em 2007, o zagueiro. Domingo passado, o lateral

O time do Brasil, sob o comando de Dunga nas duas oportunidades, teve apenas quatro peças repetidas, em campo: Maicon, Gilberto Silva, Elano e Robinho. Houve uma duplicidade de nomes, mas com atletas diferentes. Na Copa América, entrou o zagueiro Juan, do Bayer Leverkusen. Já nas Eliminatórias da Copa do Mundo, quem atuou foi Juan, lateral do Flamengo.

Fernanda Abreu, 47 graus!!!

Divulgação / Fã Clube
Ao contrário de sua letra, a aniversariante de hoje possui beleza sem caos. Nesta segunda-feira, Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu completa 47 anos. Acredite!!! Ela nasceu no dia 8 de setembro de 1961, no Rio de Janeiro.

Fernanda Abreu é vascaína e gravou o hino de seu clube do coração ao lado do também cruzmaltino Luiz Melodia. A parceria está no cd "Hino dos Campeões", comercializado pela revista Placar, em abril de 1996.

Se quiser, baixe aqui esta versão do Hino do Vasco com Fernanda Abreu.

Grêmio joga futebol competitivo...e feio

Divulgação / Ricardo Ayres
No sábado (06/09), o Grêmio conseguiu outro bom resultado, em sua escalada até o título do Brasileirão 2008. Empatou em 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã. Infelizmente, não será tão fácil evitar a conquista do Tricolor Gaúcho. Por que infelizmente? Porque o estilo competitivo gremista é sinônimo de porrada. Sem deslealdade, na maioria dos casos, mas utilizando o artifício da falta para não deixar o adversário jogar.

É interessante a disciplina tática dos comandados de Celso Roth. Porém, quem gosta de futebol bem jogado, como o da Seleção Brasileira contra o Chile, ontem à noite, fica irritado com a feiúra padronizada do esquema gaúcho. Beira o absurdo. Cansei de assistir a Marcel, Perea, Soares e Tcheco receberem a bola na entrada da área e tocarem para a linha de fundo, na esperança de um cruzamento. O lampejo de beleza foi para o Qatar junto com Roger, ainda no primeiro turno do campeonato.

No Rio, coladinho no abismo, Tita disse querer o Vasco atuando como a Itália, campeã da Copa do Mundo de 2006. Isso é um pesadelo. Por favor, alguém salve a bola!!!

Morales está certo?

Divulgação / Grêmio
O uruguaio Richard Morales, atacante do Nacional, trocou o seu país pelo Rio Grande do Sul e foi apresentado, esta semana, como reforço do Grêmio. Ele havia acertado com o Flamengo, mas foi pressionado pela família a desfazer o negócio, depois da explosão de bombas jogadas por torcedores rubro-negros, no campo da Gávea.

De acordo com o atleta, seria difícil trabalhar com a violência da torcida (e da sociedade) carioca. Passando da especulação para as estatísticas, segue a comparação dos três principais índices de criminalidade dos Estados em questão, em todo o mês de maio de 2008. O Rio de Janeiro tem 15 milhões 420 mil 375 habitantes, enquanto o Rio Grande do Sul possui 10 milhões 582 mil 840 moradores.

Homicídio
RJ – 411
RS – 136

Latrocínio
RJ – 22
RS – 6

Furto de Veículo
RJ – 1770
RS – 1383

Segundo Morales, no Rio Grande, ele está mais seguro. Você concorda?

Camisas retrô eternizam ídolos

Foto: Divulgação
Como os clubes não sabem aproveitar o potencial de suas marcas, outras empresas o fazem. Nos próximos meses, será a vez de Nilton Santos, Paulo Cesar Caju e Maurício ganharem as ruas nos corpos de homens e mulheres botafoguenses. Eles serão homenageados por sua contribuição ao futebol e à história do Glorioso.

A marca de roupas Estilo Carioca vai produzir réplicas das camisas utilizadas por esses craques e comercializá-las a um preço mais razoável em comparação às confeccionadas pelas fabricantes dos uniformes oficiais. Por exemplo, a peça em homenagem ao time do Vasco de 1943, os “Panteras Negras”, é feita pela Reebok e custa R$ 165. Já o preço da recém-lançada camisa de Roberto Dinamite, produzida pela Estilo, é R$ 79,90. Isto não é um merchandising. A questão é atingir públicos com poder aquisitivo distinto: R$ 79,90 ainda é caro para milhões de torcedores, mas é menos da metade de R$ 165.

Enquanto a Nike cobra R$ 99 pela réplica do Flamengo de Raul, a Braziline quer R$ 59,90 por uma inspirada em Zico. A camisa comemorativa do botafoguense Mendonça, da Kappa, fica por R$ 159,90. Quanto vai custar a de Nilton Santos? Pela relevância, deveria valer mais. Porém, a estratégia de venda em massa “obriga” a Estilo Carioca a criar uma “pechincha”.

O Fluminense, vejam só, o mais elitista, oferece a retrô da Adidas, o fabricante de seu uniforme de jogo, por R$ 99,90. Resultado: o modelo está esgotado na boutique oficial do clube.

Aos filhos e netos de Lúcio Flávio

O “CQC” errou

O excelente programa de humor inteligente “CQC”, da Tv Bandeirantes, cometeu um equívoco, no quadro “Top Five” de ontem (1°/09). Nesta seção, sempre entram cinco erros cometidos por emissoras da televisão brasileira, mas quem falhou desta vez foi o próprio “CQC”. O programa confundiu “xeneizes” com “chineses”. Uma apresentadora da TV Gazeta falou “xeneizes” em uma referência ao Boca Juniors, clube argentino, antes de exibir uma reportagem sobre o título da Recopa Sulamericana. O “CQC” entendeu “chineses” e qualificou como errada a relação.

Alô, Marcelo Tas, Rafinha Bastos e Marco Luque!!!

“Xeneize” é um apelido do Boca Juniors e de seu simpatizante. No início do século XX, a torcida tinha muitos imigrantes italianos, pois estes moravam em “La Boca”, bairro de Buenos Aires onde fica a sede do clube. O vocábulo é uma variação de “zeneïze”, palavra usada em Gênova, na Itália. Significa genovês. Tamanha identificação faz o Boca utilizar a marca “X” em produtos e alguns modelos de camisas. Seus torcedores entoam o nome em várias de suas canções: “Vamos, vamos, los xeneizes!!!”

Acervo / Boca Juniors

Schelotto usa a camisa do "Centenário Xeneize", em 2005

Os gols, né!!!

Os melhores momentos de Milan 1 x 2 Bologna. As imagens são da RAI, emissora italiana.

Banco do Milan é ouro puro

Divulgação / Milan
Mesmo jogando bem, o Milan perdeu por 2 a 1 para o Bologna, ontem (31/08), na abertura do Campeonato Italiano. Em sua estréia, Ronaldinho Gaúcho deu o passe para o gol de Ambrosini e colocou quase o time inteiro em ótimas condições de liquidar a fatura, quando a partida ainda estava 1 a 1.

Apesar do resultado, negativo o bastante para mostrar a necessidade de entrosamento, é assustadora a qualidade do elenco rossonero. Quando os lesionados voltarem, os titulares de Carlos Ancelotti devem ser: Abbiati; Zambrotta, Nesta, Maldini e Jankulovski; Gattuso, Pirlo, Seedorf, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Inzaghi. No banco, vão ficar Dida, Senderos, Kaladze, Flamini, Ambrosini, Emerson, Shevchenko e Pato. Três jogadores de Seleção Brasileira na reserva!!!

Um minuto de silêncio em homenagem aos elencos de Vasco, Fluminense, Flamengo, Botafogo...

Fla x Flu no botequim

Flamenguista: "Hoje dá Flamengo. Não tenho dúvidas. Esse Evérton aí vai arrebentar"

Tricolor: "Tá bom, mas não esqueça que Fla x Flu é sempre Fla x Flu. Tudo pode acontecer"

Início de jogo e gol de Conca

Tricolor: "Não adianta. Contra a gente vocês sempre tremem. Nem a sua torcida é capaz de impedir isso!"

Flameguista: "É, mas ainda falta muito e a massa vai empurrar o time para cima de vocês."

Domínio rubro-negro, Marcelinho Paraíba empata

Flamenguista: "Segure a massa agora. O domínio é total. A virada é questão de tempo."

Tricolor: "Calma, você está muito empolgado. Tem jogo ainda."

Segundo tempo, domínio e maior volume de jogo rubro-negro

Flamenguista: "Não adianta cara. A virada sairá em breve."

Tricolor: "Você está esquecendo do meu contra-ataque!"

Chute de Maurício, gol do Fluminense

Tricolor: "Eu sempre te aviso antes de começar um Fla x Flu. O jogo será decidido no detalhe. Prepare-se que sua noite vai ser longa. O jogo está na mão."

Flamenguista: "Como você disse anteriormente, tem muito jogo ainda. Faltam 15."

Domínio de jogo rubro-negro prossegue e Klebérson empata no fim

Flamenguista: "Menos mal, não perdemos e com essa massa aí presente fica díficil perder."

Tricolor: "É, comemore que o empate foi vitória para vocês."

Um botafoguense: "Apesar do empate no sábado, eu que vou comemorar esse Fla X Flu. Ainda estou no G-4 e vejo Fla abaixo e Flu nem no retrovisor."

Flamenguista comenta: "É. Menos mal. Não perdemos, apesar de merecermos a vitória, pois jogamos melhor".

Tricolor: "Fla x Flu é Fla x Flu, não adianta. Futebol é injusto. Por isso, amamos esse esporte."

Medalha não vale nada?

Foto: Divulgação
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviou aos 277 atletas e à torcida uma mensagem de agradecimento pela participação nas Olimpíadas de Pequim.

Confesso minha enorme surpresa como o seguinte trecho: “As conquistas na China apontam a evolução do esporte brasileiro em todos os níveis, independentemente do número e da cor das medalhas.”

Então, a conquista de medalhas não é mais parâmetro para uma avaliação sensata? Beleza!!! Países como Andorra, Belize, Gabão e Tanzânia podem comemorar. Não ganharam nada, mas, de acordo com o COB, isso não é importante...

Clique aqui para ver a mensagem completa.

Este japinha é o novo Ronaldinho, né!?!?!

A lógica do futebol...e créu no torcedor!

Este é o chamado que encontramos na página da Traffic na internet:

"A Traffic está organizando e vai administrar um grupo de cotistas para investir R$ 40 milhőes na aquisiçăo parcial ou total dos direitos econômicos de jogadores de futebol que atuarăo no Palmeiras e em outros clubes brasileiros. O objetivo é a valorizaçăo do atleta para uma futura transferência."

Negócios em profusão e você pode fazer parte dele! Uma das cadeiras do Instituto Wanderley Luxemburgo mostra o caminho das pedras para se tornar um Agente Fifa. Em 12 parcelas de R$ 250,00 e aulas à distância (via telão) o aluno fica na cara do gol. O que não está dito ali - eles não são bobos! - é que para fazer a prova Fifa e ganhar uma credencial, só sendo rico mesmo.

E quando começa, o jogo é assim. Exemplo: neste momento, noite de quinta, o meio-campista Conca está à mesa de negociação. River Plate, Werder Bremen e Fluminense fazem contas. Os alemães pagam sete; os argentinos rezam porque assinaram um papel com os tricolores vendendo por dois; e os dirigentes tricolores avaliam...compram por dois e vendem por sete? Ou pagamos dois e ficamos com o jogador? Ou fazemos um acerto a três? A propósito, não é banco imobiliário, é dinheiro de verdade, em milhões de euros!

Desculpem o azedume: mas às vezes não bate aquela sensação de que paixão de futebol é coisa de otário? Comentem e me ajudem a pensar diferente!

Rodrigo Santoro é o novo atacante do Vasco

Fotos: Divulgação / Leandro Marins
Quem veste a camisa 10 nestas fotos não é Edmundo. O novo atacante do Vasco é Rodrigo Santoro. Pelo menos por um dia. O ator vascaíno esteve em São Januário, na tarde de hoje, e começou a entrar no clima de seu próximo trabalho. Ele interpretará Heleno de Freitas (1929-1959), na cinebiografia do ex-jogador de Vasco e Botafogo produzida pela Conspiração Filmes. A película será dirigida por José Henrique Fonseca (“O Homem do Ano”) e terá roteiro de Fernando Castets (“O Filho da Noiva”).

Chupe essa manga, Brasil

Divulgação / Conmebol
Desde o último sábado (23/08) a sede da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) está repleta de bandeiras do maior orgulho da América do Sul, no momento: a ARGENTINA. É uma homenagem do presidente do órgão, Nicolás Leoz, ao segundo ouro olímpico do futebol argentino, conquistado nos Jogos de Pequim.

A Seleção Argentina já havia vencido os Jogos de Atenas, em 2004. A instituição máxima do futebol sul-americano aproveitou para lembrar outro bi-campeão olímpico: o Uruguai, ouro em 1924 e 1928. O prédio da Conmebol fica em Luque, cidade próxima de Assunção, capital do Paraguai.

Enquanto isso, os brasileiros cegos – ops, otimistas – afirmam: "Na próxima, a gente chega lá". De onde vem esta certeza?

Por que os brasileiros não se interessam pela Copa Sulamericana? (Parte 2)

Porque ela não leva a lugar nenhum. A Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro por pontos corridos só se tornaram atrativos por causa das vagas em outras competições distribuídas aos clubes com ótimo desempenho. Quem vence a Libertadores vai para o Mundial da Fifa e disputa a Recopa. E o campeão da Copa Sulamericana? Garante vaga somente na mesma Recopa. Pouco para um dos melhores da América.

A humilde sugestão é também levar o campeão da Copa Sulamericana, junto com o vencedor da Copa Uefa (a Sulamericana da Europa), ao Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. Pode surgir o questionamento: Sulamericana e Libertadores teriam o mesmo peso? Não. Além do reconhecimento, inegavelmente, mais expressivo, o maioral da Libertadores teria lugar garantido na semifinal “japonesa”, enquanto os campeões da Sulamericana e da Copa Uefa entrariam da primeira fase, qualificatória. Confira, logo abaixo, minha tabela hipotética. Você concorda?

Mundial de Clubes da Fifa 2009, por Fernando Torres

Primeira fase
Jogo 1 – Campeão da Liga Japonesa x Campeão da Sulamericana
Jogo 2 – Campeão da Oceania x Campeão da Copa Uefa
Jogo 3 – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

Segunda fase
Jogo 4 – Campeão da África x Vencedor do Jogo 3
Jogo 5 – Campeão da Ásia x Campeão da Concacaf


Semifinais
Jogo 6 – Campeão da Libertadores x Vencedor do Jogo 4
Jogo 7 – Campeão da Europa x Vencedor do Jogo 5

Disputa de 3° lugar
Jogo 8 – Perdedor do Jogo 6 x Perdedor do Jogo 7

Final
Jogo 9 – Vencedor do Jogo 6 x Vencedor do Jogo 7