"Velhinhos" da FIFA e suas regras

Reprodução: Internet


Muito se fala nos "velhinhos" da FIFA e seu conservadorismo em relação à evolução das regras do futebol. Existe uma gritaria geral para que a tecnologia seja incorporada ao velho esporte bretão, tais como chip na bola ou a ajuda da imagem de televisão para tirar dúvidas capitais durante a partida.

O técnico Dorival Júnior, do Vasco, deu uma entrevista sugerindo algumas regras novas para o futebol. Dentre elas, a que mais chamou a atenção foi a mudança na regra do impedimento. Para Dorival, o fim do impedimento ou a limitação da marcação da infração somente na linha da grande área tornaria as partidas mais dinâmicas.

Eu acredito que mudanças devam ser feitas para modernizar o futebol. O uso da tecnologia deve ser implementado de imediato, por mais que a FIFA alegue que a regra não pode ser implantada em todos os cantos do mundo. O que não podemos ver são jogos de campeonatos importantes e caros sendo decididos por erros clamorosos de arbitragem, que poderiam facilmente serem sanados com o uso de vídeos ou chips.

E você internauta? Qual mudança de regra gostaria de ver no futebol?

Abra o olho, Robinho!

Foto: Agência Reuters

O jogo de ontem, contra o Chile, foi muito bem aproveitado por Nilmar. Autor de três gols da vitória brasileira, o ex-atacante do Internacional praticamente carimbou sua presença no grupo dos convocados para a Copa.

Jogando com velocidade, inteligência e raça, Nilmar soube agarrar a oportunidade de entrar como titular. Em tempos de vacas magras para Robinho, uma vez que não consegue repetir suas boas atuações nem no seu clube, onde já frequenta o banco de reservas, Nilmar surge como uma boa opção inclusive para a formação titular.

Com todos os jogadores praticamente fechados, com a exceção de alguma contusão de última hora, parece que a briga fica por conta da definição do time titular. Talvez, as dúvidas de Dunga fique por conta da lateral esquerda e o terceiro homem de meio campo, posição na qual Daniel Alves se saiu muito bem no jogo de ontem.

Contudo, se Nilmar continuar atuando como ontem e Robinho seguir acompanhando Tevez e Adebayor do banco do Manchester City, talvez o "Rei das pedaladas" possa acabar acompanhando a Copa do banco de reservas, mais uma vez.

Te cuida Maradona!

Foto: Pontoblogue.com

Depois de levar uma chicotada da seleção Brasileira dentro de seu país, a Argentina agora entra na fase do tudo ou nada para tentar a classificação para a Copa de 2010, na África do Sul.
A situação dos hermanos é bastante complicada. Com 22 pontos, restam 3 partidas e os compromissos não são dos mais tranquilos. Amanhã enfrentam o Paraguai, em Assunção. Na rodada final, em outubro, enfrentam o Peru (na Argentina) e encerram a sua participação jogando em Montevidéu, contra os uruguaios.

Na partida de amanhã, Maradona conta com alguns jogadores importantes pendurados por cartão amarelo. Se levarem outro, ficarão de fora do jogo teoricamente mais fácil, contra o Peru. Confira a lista de jogadores argentinos pendurados: Lionel Messi, Verón, Mascherano, Zanetti, Heinze, Gago e Papa.

Será que veremos a Argentina disputando uma repescagem ou mesmo fora de uma Copa do Mundo?

Acredite, tricolor!

Imagem: Portal Lancenet
Torcedor tricolor, esqueçam o que foi visto e apresentado até agora pelo time no campeonato brasileiro. Façam de conta que o torneio se inicia agora e que serão 15 jogos até o final. Para conquistar o título (o que seria a fuga do rebaixamento nessa altura do campeonato?), o Flu precisa acumular 28 pontos (62% de aproveitamento). Vamos verificar os jogos restantes e analisar jogo a jogo, naquele que pode se configurar como um dos maiores milagres do futebol brasileiro.

Botafogo (fora): Clássico é clássico, independente da fase do time. Não custa lembrar que a situação do alvinegro não é tão favorável e que o jogo no Engenhão não indica nada, pois o Fogo adora entregar partidas no seu próprio estádio. (Palpite: vitória)

Grêmio (fora): Jogo complicado. O tricolor gaúcho geralmente consegue vencer em casa, mesmo jogando mal. Resta jogar recuado, com inúmeros cabeças de área e tentar garantir um empate. (Palpite: derrota)

Avaí (casa): Tem que se impor. Independente da fase do time catarinense, que inclusive perdeu duas seguidas. A camisa tem que pesar e a vitória vir a qualquer custo. (Palpite: vitória)

Flamengo (fora): Clássico e a análise se torna parecida com a do Botafogo. O time rubro-negro adora entregar jogos no Maracanã. Tentar jogar nos erros da defesa do seu maior rival. (Palpite: empate)

Corínthians (casa): Ganhar de qualquer maneira. Resultado possível, uma vez que o futebol jogado pelos paulistas está longe de empolgar. Um ponto negativo é o possível retorno de Ronaldo. Mas, com a benção de João de Deus a vitória pode ser possível (Palpite: vitória)

Santo André (fora): O time paulista está em franca decadência. Jogar para conseguir vencer fora de casa e dar um ânimo novo. (Palpite: vitória)

Internacional (casa): Jogo encrencado. O Inter vem disputando a liderança ponto a ponto. Acredito que não irão jogar mal como da última vez que vieram ao Maracanã enfrentar o Fla. O Flu tem que se resignar e jogar recuado, tentando explorar os espaços deixados pelos gaúchos. O empate já seria um bom resultado. (Palpite: empate)

Goiás (fora): Time mais imprevisível do campeonato, o Goiás pode vencer fora e perder pontos tolos em casa. Vai depender do momento do esmeraldino no campeonato. De novo, jogar trancado na defesa e tentar salvar um ponto. Lembrando que qualquer ponto será útil na conquista desse "título". (Palpite: empate)

Atlético Mineiro (casa): Fazer valer o mando de campo. Torcida jogando junto e atropelar o Galo, assim como fez o Fla no primeiro turno. (Palpite: vitória)

Cruzeiro (fora): Encrenca de novo. O time mineiro deve jogar para se recuperar no campeonato. (Palpite: derrota)

Palmeiras (casa): Jogo contra o candidato ao título? Que nada torcedor tricolor. Nada que uma boa dose de sorte e de incentivo não dê para reverter. O mando de campo tem que prevalecer. (Palpite: vitória)

Atlético Paranaense (casa): Sem conversa e sem muita análise. Vitória depois de pegar moral contra o Palmeiras. (Palpite: vitória)

Sport (fora): Já imagino as manchetes da época: "Jogo dos desesperados" ou "Vale a permanência". Tentar segurar o sufoco inicial e depois tentar jogar no desespero do adversário e na pressão da torcida contra o próprio rubro-negro pernambucano. (Palpite: empate)

Vitória (casa): Finalíssima para o Flu. Rumo a vitória e ao "título". Jogo para ter promoção de ingresso e tudo mais que a diretoria puder fazer. (Palpite: vitória).

Coritiba (fora): Com um pouco de sorte, chega na última partida livre do pesadelo. Jogar fechado e segurando o empate. (Palpite: empate)

Bom, com uma dose de sorte, competência e fé, o torcedor tricolor pode terminar o ano comemorando a permanência na primeira divisão, no que se configuraria como um verdadeiro título.

E aí? Você vai acreditar e tentar apoiar ainda esse ano ou jogar a toalha e passar pelo calvário da segundona?

Súplica carioca

Reprodução: Internet

Mais uma rodada completa pelo Campeonato Brasileiro e o drama vivido pelo futebol carioca só aumenta.

Com a derrota do Botafogo para o vice-lanterna Sport e o péssimo empate do lanterna Fluminense contra o ameaçado Náutico, em pleno Maracanã, o futebol do Rio conta com quase 100% de chance de ver um clube de sua cidade ser rebaixado.

A situação tricolor beira o desespero. Jogadores cabisbaixos, baixa qualidade técnica e o tempo, que implacável, vai passando e a reação não vai chegando.

Alguns times ameaçados, tais como Náutico, Sport, Botafogo e Coritiba ainda apresentam certa reação. Ganham jogos dentro de casa, colocam pressão nos jogos e vendem caro as derrotas. No caso do clube das Laranjeiras, a impressão que se tem ao assistir aos seus jogos é de que os jogadores já aceitaram o rebaixamento como realidade.

E você torcedor tricolor? Acredita ainda em uma virada?

Passaporte carimbado

Foto: Site oficial da CBF


Agora é oficial! Brasil classificado para a Copa do Mundo de 2010. As malas dos jogadores da foto acima já devem estar sendo arrumadas.


Depois de um início com muita desconfiança em cima do técnico Dunga, a seleção foi ganhando corpo e padrão e conseguiu uma classificação com três rodadas de antecedência. E o carimbo foi dado com requintes de crueldade, em cima da maior rival Argentina, na casa dos hermanos e deixando Maradona e seus comandados em situação difícil.

O jogo de ontem foi o retrato dos últimos encontros entre as duas maiores seleções do continente. A seleção argentina saiu para buscar o resultado desde o início e através de contra golpes rápidos, os brasileiros atormentavam a frágil defesa portenha.

Depois de conseguir o resultado de 3 x 1, o Brasil somente cumpre tabela nos últimos jogos e Dunga ganha mais um round contra os seus críticos ferrenhos e carimba também o seu passaporte para a África do Sul.

Em tempo: Todo grande time começa com um grande goleiro! Como está agarrando Júlio César.