O vencedor da Caneca do Blog

Foto: David BenjaminLeo Lagden com Marcos Benjamin

Quem levou a CANECA COMEMORATIVA DE UM ANO do A Bola e o Gol foi Leonardo Lagden, é jornalista e engenheiro químico. Rubro-negro.

Ele foi o primeiro a responder e acertar a pergunta: quando foi disputada e quem foi o campeão da primeira edição da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca?

Resposta: Taça Rio de 1978 - Campeão: Flamengo e Vice: Vasco

MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO CONTRA DECISÃO DO STF QUE EXTINGUIU O DIPLOMA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA

A Agência de Notícias Zunido e a Rede Jiló Press de Comunicação Multimídia convocam seus estudantes repórteres, editores, professores, jornalistas, publicitários, colaboradores, moradores da Zona Norte e representantes da sociedade civil a participarem da manifestação de protesto no Rio de Janeiro contra a decisão do STF, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma universitário para exercício da profissão.

DATA: 22/06/2009
HORÁRIO: 10h
CONCENTRAÇÃO: ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Rio de Janeiro-RJ).

+ Usar traje preto, levar um canudo simulando diploma, cartazes.
O movimento vai andar da ABI até o Palácio Tiradentes. DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS JORNALISTAS! Jornalista sem diploma é igual país em coma.

JILÓ NA BOLA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Texto: Robson Rodrigues (4º período)

Todo programa esportivo que se preze tem um correspondente internacional, e com o Jiló na Bola não é diferente, o estudante de jornalismo Leandro Gaignoux saiu diretamente de Madureira para as savanas africanas, onde está acompanhando a Copa das Confederações. Leandro já era correspondente antes mesmo do início da competição da FIFA.

De lá, ele tocava de primeira tudo que rolava sobre esportes e curiosidades daquele país. Agora com a prévia da Copa do Mundo em andamento, o nosso "bafana-bafana suburbano" relata informações que a grande mídia não considera tão importante, como alguns fatos curiosos, músicas típicas, bastidores da organização do evento, entre outras coisas.

O que os ouvintes do Jiló na Bola já aprenderam foi o tradicional : "Shap, Shap Galera!!!” que sempre inicia a entrada do “Jungle Boy” no programa. Quer saber mais sobre a Copa das Confederações, futebol carioca, curiosidades, humor? Basta ficar ligado no melhor programa de rádio da Universidade Estácio de Sá/RJ em 2009, o Jiló na Bola. Nosso time entra em campo sempre às segundas, quartas e sextas no fim das tardes.

RUA DE VAZ LOBO GANHA PRESENTE DA MATA ATLÂNTICA

MEIO AMBIENTE
DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
Fotos: Ricardo França
A Rua Caiabu, em Vaz Lobo, ganhou um presente da Mata Atlântica, na tarde desta quinta-feira (18.06). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da Fundação Parques e Jardins, plantou, nas calçadas da via, 23 mudas de árvores, sendo 19 pitangueiras e 4 jequitibás. Seis funcionários da empresa contratada chegaram na rua às 10h trazendo, em um caminhão, as mudas – cada uma medindo cerca de dois metros e meio – e terra adubada.
As árvores foram plantadas na calçadas das Escolas Municipais Pires e Albuquerque e Rodolfo e Garcia, fazendo a alegria dos estudantes. O trabalho consistiu em abrir os buracos na alçada para, em seguida, colocar as mudas com terra nova, com uma boa dose de água. Após o serviço, foram feitos canteiros quadriculares com cimento. A parte de terra foi revestida com grama-amendoim.
A Rua Caiabu abriga a Praça da Light, lugar freqüentado por moradores e jovens do bairro. O logradouro possui prédios e casas construídas na década de 50 e abriga outras espécies de árvores, como amendoeiras.
FRUTO EXÓTICO – A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho. A pitangueira é da família das Myrtaceaes, árvores de clima tropical, nativa do Brasil e mede, em média, cerca de 6 a12 metros de altura e de 2 a 3cm de diâmetro. Apresenta a copa arredondada e é utilizada em paisagismo, destinada à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente e cultivada em pomares domésticos. Floresce entre os meses de agosto e novembro e os frutos amadurecem entre outubro e janeiro, tendo entre outros nutrientes, as Vitaminas A e C, cálcio, ferro, fósforo.
A coloração vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate ao câncer. A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro. Os frutos são de sabor exótico e são usados para preparo de polpa, bem como para a elaboração de sorvetes, sucos, refrescos, geléias, licores e vinhos. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada.

JEQUITIBÁ – É uma árvore semicaducifólia. Traduzindo: derruba parte de suas folhas no inverno; tem cerca de 10 a 25 m de altura e 60 a 100cm de diâmetro, podendo atingir excepcionalmente 60m de altura, na idade adulta. Possui tronco reto, cilíndrico e colunar. Sua madeira é própria para construção civil.
Tem folhas faqueadas e madeira macia. Por isso é muito usada na confecção de móveis e brinquedos, salto de calçados, lápis e cabos de vassoura. A árvore é exuberante e ornamental, por isso é empregada no paisagismo de parques e praças públicas. O jequitibá é tão admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios e parques.

STF DERRUBA DIPLOMA DE JORNALISTA

EDITORIAL
NOTA DE REPÚDIO À DECISÃO DO STF, EM NOME DO DIPLOMA DE JORNALISTA
Em nome dos estudantes de Jornalismo que produzem o Jiló Press, e em respeito aos professores jornalistas e aos profissionais que trabalham na profissão; profissionais que passaram pela universidade e conquistaram - com legitimidade - o Diploma de jornalista; a Agência de Notícias Zunido e a Rede de Comunicação Multimídia Jiló Press, do laboratório de Mídia Impressa do campus Madureira - REPUDIAM, veementemente - a decisão do STF de derrubar a exigência do Diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.
Nós entendemos que o diploma do curso de Comunicação Social é uma conquista não apenas da categoria profissional mas, também, e principalmente, da sociedade brasileira. O Diploma dignifica, legitima e garante a prática profissional de um jornalismo ético, técnico, crítico e de qualidade.
A extinção do Diploma de Jornalista é o resultado de interesses comerciais de grandes grupos de comunicação que, nesse momento, trocam a excelência da formação profissional pela ganância e interesses comerciais escusos em detrimento aos interesses da Nação.
Segue, abaixo, matéria veiculada no site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre
o episódio.
Ricardo França
Editor-chefe Jiló Press

-*-
STF derruba exigência do diploma para o exercício do Jornalismo
(FONTE: FENAJ)

Em julgamento realizado nesta quarta-feira (17/06), o Supremo Tribunal Federal deu provimento ao Recurso Extraordinário RE 511961, interposto pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo. Neste julgamento histórico, o STF pôs fim a uma conquista de 40 anos dos jornalistas e da sociedade brasileira, tornando não obrigatória a exigência de diploma para exercício da profissão.
A executiva da FENAJ se reúne nesta quinta-feira para avaliar o resultado e traçar novas estratégias da luta pela qualificação do Jornalismo.Representantes da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do RS, PR, SP, MG, Município do RJ, CE e AM acompanharam a sessão em Brasília.
O presidente da Comissão de Especialistas do Ministério da Educação sobre a revisão das diretrizes curriculares, José Marques de Melo, também esteve presente. Do lado de fora do prédio - onde desta vez não foram colocadas grades - houve uma manifestação silenciosa. Em diversos estados realizaram-se atos públicos e vigílias.
Às 15h29 desta quarta-feira o presidente do STF e relator do Recurso Extraordinário RE 511961, ministro Gilmar Mendes, apresentou o conteúdo do processo encaminhado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo e Ministério Público Federal contra a União e tendo a FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo como partes interessadas.
Após a manifestação dos representantes do Sindicato patronal e da Procuradoria Geral da República contra o diploma, e dos representantes das entidades dos trabalhadores (FENAJ e SJSP) e da Advocacia Geral da União, houve um intervalo.No reinício dos trabalhos em plenário, às 17h05, o ministro Gilmar Mendes apresentou seu relatório e voto pela inconstitucionalidade da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo.
Em determinado trecho, ele mencionou as atividades de culinária e corte e costura, para as quais não é exigido diploma. Dos 9 ministros presentes, sete acompanharam o voto do relator.
O ministro Marco Aurélio votou favoravelmente à manutenção do diploma.“O relatório do ministro Gilmar Mendes é uma expressão das posições patronais e entrega às empresas de comunicação a definição do acesso à profissão de jornalista”, reagiu o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. “Este é um duro golpe à qualidade da informação jornalística e à organização de nossa categoria, mas nem o jornalismo nem o nosso movimento sindical vão acabar, pois temos muito a fazer em defesa do direito da sociedade à informação”, complementou, informando que a executiva da FENAJ reúne-se nesta quinta-feira, às 13 horas, para traçar novas estratégias de luta.
Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e integrante da coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, também considerou a decisão do STF um retrocesso. “Mas mesmo na ditadura demos mostras de resistência. Perdemos uma batalha, mas a luta pela qualidade da informação continua”, disse. Ela lembra que, nas diversas atividades da campanha nas ruas as pessoas manifestavam surpresa e indignação com o questionamento da exigência do diploma para o exercício da profissão. “A sociedade já disse, inclusive em pesquisas, que o diploma é necessário, só o STF não reconheceu isso”, proclamou.
Além de prosseguir com o movimento pela qualificação da formação em jornalismo, a luta pela democratização da comunicação, por atualizações da regulamentação profissional dos jornalistas e mesmo em defesa do diploma serão intensificadas.

GANHADORES DOS KITS DO FILME "A MULHER INVISÍVEL"

foto: Lívia Regly

Foi realizado na tarde de hoje, 17/06, na redação do Blog Jiló Press na Universidade Estácio de Sá - Madureira, o sorteio de dois kits do filme "A mulher invisível" com Selton Melo e Luana Piovani.

O sorteio fazia parte da promoção da parceria do blog Jiló Press com o blog Somewhere in World, da estudante de Comunicação Social - Jornalismo, Lívia Regly.

Os vencedores foram André Furtado Linhares e Maria da Soledade Caria.

Os contemplados, munidos de carteira de identidade, terão até terça-feira, dia 23/06, das 11h até 17h nos dias úteis, para retirar seus kits na Mídia Impressa da Universidade Estácio de Sá - Madureira, que fica no Madureira Shopping, na Estrada do Portela, nº 222 - 3º piso, em frente a praça da alimentação.

Os sortudos receberão:

- uma camisa promocional do filme
- sais de banho
- dois ingressos grátis para assistir ao filme em qualquer cinema da rede Cinemark.

JILÓ NA BOLA, UM TIME CAMPEÃO QUE TEM ATÉ CORRESPONDENTE INTERNACIONAL NA ÁFRICA DO SUL!

ilustração internet
Foi no dia 19 de março de 2009. O estádio ainda recebia os torcedores – a Rádio Jiló ainda estava nas suas primeiras edições - quando o time que entrava em campo já começava a mostrar que não iria fazer feio.

No meio-campo armando as jogadas, o rubro-negro Léo Vieira assume a camisa 10 e apresenta o programa. Com sua voz marcante e bordões inconfundíveis, como o “sim, siiiim” e seu tradicional “mas... vida que segue” ele distribui as jogadas, é o “cérebro” do time, deixa na cara do gol.

Na frente, a dupla que não deixa furo, que “inferniza” as defesas contra qualquer mau humor, o alvinegro Robson Rodrigues e o vascaíno Julio Marcellino. Rápidos, “mortais”, irônicos, debochados e principalmente bem humorados. Com eles não tem bola perdida e como o próprio lema do programa já diz “ninguém fica bolado”. E não tem como, a dupla foge dos padrões e com perfeição lideram a tábua da artilharia do Jiló na Bola.

Para dar mais consistência neste time, temos jogador que atua no exterior, como nosso correspondente direto da África do Sul, o nosso “Jungle Boy”, o vascaíno Leandro Gaignoux que com seu “Shap, Shap galeeeraa!”, lança de primeira as últimas notícias sobre os preparativos da próxima sede da Copa do Mundo em 2010.

Mas não pára por aí. De volante, destruindo especulações e “bicando” com as últimas do Madureira e do futebol carioca, o nosso intrépido repórter, o tricolor Junior Anes. Com ele a zaga está bem protegida. Não tem falha na cobertura.

E por falar em zaga, temos nossos zagueiros, o rubro-negro Samuel de Oliveira (Pardal) e o tricolor Hemerson Ferreira. Ali é bola pro mato que o jogo é de campeonato. Sem vergonha de dar chutões, eles protegem o Jiló na Bola. São os responsáveis de fechar a defesa, a edição do programa. Não deixam passar nenhuma falha. A qualidade do áudio se deve aos nossos zagueiros. Um som limpo, claro e bem editado.

E o goleiro? Não, não iremos fugir da regra, “todo time começa por um bom goleiro”, certo? E nós temos uma produção de primeira, o alvinegro Daniel Almeida que foge dos tiros de onde mora, mas não foge da informação, do detalhe. Fecha o gol. Com segurança.

O time tem técnico, o professor e jornalista Ricardo França. Com a experiência de anos de “campo”, ele dá liberdade para jogar. Só exige que a bandeira do jornalismo seja hasteada ao vento e tremule traduzindo toda sua paixão pela profissão. Time dele? É Jiló, Zona Norte, Estácio de Sá... jornalismo.

Mas vocês pensam que um “clube” é só ter elenco, um time bom? Não, não. Se este clube não tiver estrutura não vai a lugar nenhum. E nós temos. Nosso campus, em Madureira oferece toda infraestrutura necessária para o rendimento da equipe não cair. Graças à nossa “diretoria de futebol”, liderada pelo professor e jornalista Márcio Gonçalves, que este time entra em campo todas segundas, quartas e sextas. Ah! Esquecemos o time dele, é Estácio de Sá!

Com tudo isso, o resultado foi o caneco conquistado por este time ontem (16/06, terça-feira) no campus Tom Jobim/Barra, o 1º Prêmio “Então Mostra” da Estácio de Sá - 2009. Nosso capitão, Julio Marcellino ergueu com humildade, representando toda família Jiló, a taça de melhor programa de rádio entre todos os campi da Estácio de Sá.

Agora é trabalhar dobrado. Pois eles estão com sede, sede de jornalismo.

A torcida agradece e dá parabéns a todos os participantes do Jiló na Bola, O MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ aqui no Rio de Janeiro. Vocês são campeões!

GOLLLLLL DO JILÓ NA BOLA: "É CAMPEÃO!"..."É, CAMPEÃO"...

CAMPEÕES DO JILÓ NA BOLA: Marcellino, Robson e Léo

Texto: Andrezza Henriques (6º período) – Estagiária Mídia Impressa e Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Rodrigo Aquino (3º período)

O filho prodígio do Jiló Press, programa esportivo Jiló na Bola, foi o vencedor da categoria Melhor Programa de Rádio no Prêmio Então Mostra. A conquista levou o nome da família Jiló Press ao lugar mais alto do pódio. Um dos integrantes do programa, o aluno Julio Marcelino foi responsável por receber o troféu e o certificado. “Eu estou muito feliz, mas não ganhei sozinho, sem o Léo e o Robson, nós não levaríamos o nome do Jiló lá na frente para receber esse prêmio. Mas, o legal é que todo mundo participou e é bom ver o trabalho de outros campi também”. Além do prêmio do Jiló na Bola, Madureira ganhou outros três: categoria fotojornalismo, com Jéssica da Silva Gama; Banner para internet, da colaboradora da Agência Sapiens, Angélica dos Santos Silva, e Mídia Alternativa, com Maíra Araújo Benjamin.


MINHOCÃO: o flagrante de Madureira que deu o Prêmio a Jéssica

A entrega do Prêmio Então Mostra aconteceu na noite desta terça-feira, no campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, e fez os estudantes de jornalismo e de publicidade saírem da rotina provas. Professores, coordenadores e diretores prestigiaram o evento. Para o coordenador de Jornalismo do Nucom, professor Ricardo França, a vitória foi do Nucom. É muito legal ganhar quatro prêmios, o que acabou sendo pouco, já que Madureira classificou 12 trabalhos em 13 categorias. A vitória foi do Nucom, que trabalha essa prática o tempo todo. O nosso grande "adversário" foi o campus Nova Friburgo, que tem como líder o coordenador Jorge Maroun, professor que vem realizando um excelente trabalho por lá”, disse França.

O coordenador de jornalismo do campus Madureira, Márcio Gonçalves, ficou contente com o resultado. “A produção está crescendo cada vez mais e o engajamento dos alunos e dos professores com o projeto foi maravilhoso. Nem todos podem ganhar, assim como é em Cannes, é no mercado de trabalho. Todos estavam muito bons, faz parte do aprendizado. A nossa universidade é reconhecida por aliar teoria e prática. Então, a teoria leva a fazer uma prática mais interessante, mais aplicada à realidade do mercado”, avaliou.

BENJAMIN (de branco) deu o grito de guerra: "Madureira é um grupo forte!"

ENTÃO MOSTRA 2010 – Com o sucesso da premiação, já surgiram as primeiras idéias para uma nova premiação, no próximo ano. O coordenador da Agência Sapiens de Madureira, professor Paulo Ribeiro, falou sobre o prêmio e a quantidade de trabalhos apresentados. “Como todo evento, sendo o primeiro, aconteceram alguns erros. Vamos melhorar o mecanismo do site, criar mais categorias para abranger mais profissionais. O pensamento para o ano que vem é abrir para Propaganda e Marketing, Design e outros cursos, com outras categorias”, anunciou Paulo, dizendo-se surpreso com a participação discente. “A quantidade de trabalhos me surpreendeu. Havia feito uma aposta com o professor Laranjo de que a nossa meta seria de 100 trabalhos para dar continuidade ao prêmio, e tivemos mais de 200 inscritos. Hoje, nos somos a única Universidade que tem um concurso interno desse nível. Acho que o Prêmio Então Mostra vem para concorrer com o Expocom”, acredita.

LÍDERES – Madureira e Friburgo empataram na classificação geral. Cada campus obteve quatro prêmios. O Rebouças ficou em terceiro, com três prêmios, e os campi Tom Jobim e Petrópolis receberam 1 prêmio cada. O coordenador líder do curso de Comunicação Social, professor Jose Laranjo, comentou sobre a concorrência entre os campi na premiação. “Madureira veio forte, Friburgo também. Então, quebrou um pouco essa historia de diferença de ensino, pelo contrário: ficou provado que é o aluno que ganha essa briga.O que interessa é a vitória dos alunos”, avaliou Laranjo.

PROBLEMAS NA DIVISA



Texto e fotos – Vinicius Teixeira – Técnicas de Reportagem – Equipe Ônix

Uma das principais vias de ligação entre as cidades do
Rio de Janeiro e São João de Meriti, a Avenida Automóvel
Clube é o foco de uma questão polêmica e controversa
.



O entorno da divisa entre as cidades, nos bairro da Pavuna
(Rio de Janeiro) e do Centro (São João de Meriti), abriga uma
variedade de barracas que vendem pescado e suínos sem
nenhum tipo de controle e fiscalização, colocando a saúde
da população em risco.

O tema é sério. Uma reunião entre as secretarias de
desenvolvimento econômico das duas cidades já foi
agendada para o próximo dia 7 de julho.




Enquanto as autoridades não definem a questão a
população opina:

- Isso é uma imundice! Eles vendem peixe em cima do valão!
Olha o lixo ali – reclama o morador da Pavuna, Ivan Souza.

Já a dona de casa, Maria de Fátima, tem outra opinião:

- O preço é bom! Gosto de comprar peixe aqui!

A polêmica está lançada.

ABANDONO NA RODOVIÁRIA DA PAVUNA


Texto e fotos – Vinicius Teixeira – Técnicas de Reportagem – Equipe Ônix
Um dos poucos terminais rodoviários privados da cidade,
o terminal rodoviário da Pavuna está entregue
ao abandono e a própria sorte.


Com suas plataformas completamente abandonadas e
infraestrutura decadente, o terminal que recebe
diariamente cerca de 15 mil passageiros em 20 linhas de ônibus,
expõe os flagelos do tempo.


Uma batalha nos bastidores da administração do terminal
é travada entre o proprietário, o sindicato das empresas
de ônibus da cidade do Rio de Janeiro e a prefeitura que
chegou a autorizar, no ultimo dia 10 de março, a
desapropriação de toda área do terminal.


Enquanto a situação não se resolve, quem sofre é a população.


- Isso aqui fede a urina e a noite passamos sufoco com a
segurança - atesta a senhora Márcia da Silva,
uma das usuárias do terminal.

AÇÃO GLOBAL NA VILA CRUZEIRO

Chaveli Rocha - Técnicas de Repotagem - EQUIPE ÔNIX



No próximo Domingo, dia 21, é dia de "Ação Global" no Centro Social, Cultural, Esportivo da Vila do Cruzeiro (Espaço Ibiss), na Penha, Zona Norte.

O evento vai formar uma rede de atendimento para oferecer serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer à comunidade. Algumas dos serviços oferecidas são a emissão de documentos fundamentais (certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, carteira do idoso), assistência jurídica, orientação da defesa do consumidor. Há também atividades como salas de leitura, oficinas de teatro, além de shows de música.

O projeto do Sesi e da Rede Globo, presta serviços gratuitos à população desde 1995.

Endereço:
Estrada José Rucas, nº1266. Penha.

CAMPUS MADUREIRA FAZ FESTA NO PRÊMIO ENTÃO MOSTRA


Texto: Robson Rodrigues

O Prêmio Então Mostra teve finalmente seus vencedores premiados na noite desta terça feira (16/06) no Campus Tom Jobim na Barra. O Campus Madureira - grande favorito da noite - já que tinha 12 indicações das 13 possíveis, e levou para Zona Norte quatro prêmios, sendo dois de Jornalismo e dois de Publicidade: Banner Para Internet, Mídia Alternativa, Fotojornalismo e Programa de Rádio.

O Jiló Press estava concorrendo em quatro indicações: Fotojornalismo, Blog, Melhor Programa de Rádio e Reportagem Digital, e levou o prêmio de Melhor Programa de Rádio, com “Jiló na Bola”, produzido por Julio Marcelino, Robson Rodrigues e Leonardo Vieira.

Ao todo foram 225 inscritos e 74 finalistas, segue a lista dos vencedores:

Anuncio em Revista:
Alexandre de Castro Del Negro- Barra – Tom Jobim

Banner Para Internet:
Angélica dos Santos Silva – Madureira

Filme Publicitário:
Bruno Paiva de Souza Junior – Rebouça

Foto publicitária:
Luana Caetano Abicalil – Nova Friburgo

Mídia Alternativa:
Mayra Araújo Beijamim – Madureira

Outdoor:
Pedro Naus da Silva Muglia – Rebouças

Programa de Rádio:
Julio Marcelino de Carvalho – Madureira

Blog:
Rodnei José da Silva – Petrópolis

Fotojornalismo:
Jéssica Silva da Gama – Madureira

Programa de Tv:
Roberto Pinheiro de Sá – Nova Friburgo

Reportagem Jornalismo Informativo:
Pablo de Macedo Silveira – Rebouças

Reportagem Digital:
Mariana Guimarães Pinheiro - Nova Friburgo

Ilustração:
Vinicius Adame Rodrigues – Nova Friburgo


PREMIAÇÃO POR CAMPUS:

Madureira: 4 prêmios (1º LUGAR)
Nova Friburgo: 4 prêmios (1º LUGAR)
Rebouças: 3 prêmios (2º LUGAR)
Tom Jobim: 1 prêmio (3º LUGAR)
Petrópolis: 1 prêmio (3º LUGAR)

CONHEÇA, EM PRIMEIRA MÃO, A SINOPSE DO ENREDO QUE O IMPÉRIO VAI LEVAR PARA A AVENIDA EM 2010


"João das ruas do Rio"

Rosa Magalhães
(Carnavalesca Império Serrano)
(Fonte: Assessoria de Imprensa Império Serrano / Foto: Diego Mendes)

Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não seria revelado por mim, se não julgasse que este amor absoluto e exagerado é partilhado por todos nós.
A rua, espaço por onde se anda e passeia. Ora, a rua é mais que isso, é um fator de vida das cidades. A rua tem alma !
Não há nada mais enternecedor que o princípio de uma rua.
No início capim, um braço a ligar duas artérias. Um dia cercam a sua beira, um lote de terreno, surgem os alicerces de uma casa. Depois outra e outra. Três ou quatro habitantes proclamam sua salubridade ou sossego.
O importante é que a rua é a causa fundamental da diversidade de tipos humanos. A rua é a civilização da estrada. Onde morre o grande caminho, começa a rua, por isso ela está para a grande cidade como a estrada está para o mundo .
A rua da Misericórdia foi a primeira rua do Rio. Dela partimos todos nós, nela passaram vice-reis malandros, os gananciosos, os escravos nus, os senhores em redes, os índios batidos, negros presos a ferros. O primeiro balbucio da cidade foi um grito de misericórdia, um ai! Dela brotou a cidade, no antigo largo do Paço. Ela continuou pelos séculos...
Cada rua tem um estoque especial de expressões, ideias e gostos. As conversas variam, o amor varia, até o namoro é absolutamente diverso. Em Botafogo, à sombra das árvores do parque ou no grande portão, Julieta espera Romeu, elegante e solitária. Em Haddock Lobo, Julieta garruleia em bando pela calçada, e nas casas humildes da Cidade Nova Julieta, que trabalhou todo o dia, pensando nessa hora fugaz, pende à janela seu busto formoso.
O que se vê pelas ruas do Rio do João
Do cais, cortado de lanchas, de velas brancas, o desenho dos navios, das fortalezas. À beira desse cais, saveiros enormes esperavam a mercadoria, e em cima, formando um círculo ininterrupto, homens de braços nus saíam a correr dentro da casa, atiravam o saco no saveiro, davam a volta na disparada, tornavam a sair a galope com outro saco, sem cessar, contínuos como uma correia de uma grande máquina. Eram sessenta, oitenta, cem, talvez duzentos, não os podia contar.
Pelos boulevares que vão dar no cais, a vida da cidade vibrava num rumor de apoteose, naquele trecho do mercado.
Os vendedores ambulantes entram ali como por um terreno novo a conquistar.
O ratoeiro compra ratos. É um negociante, o entreposto entre as ratoeiras da cidade e a Diretoria de Saúde.Vai até o subúrbio tocando uma corneta. O vendedor de doces arria a caixa e entrega o braço a um moleque. Aquele pequeno é um marcador, faz tatuagens com três agulhas e um pote de tinta. Passa o vendedor de orações, colecionei essas súplicas bizarras. Há orações para santos que nem o Papa conhece: S. Gurumim, boa para dor nos calos, e São Puyuma, infalível nas nevralgias, e até mesmo para o mar sagrado:
Mar sagrado, eu te venho salvar, a tua água te venho pedir para fortuna por Deus para minha casa levar; para que me dê ouro para guardar e prata para gastar, cobre para dar aos pobres..
Na esquina do teatro S. Pedro Arcanjo, um italiano vende livros e jornais. A História da princesa Magalona, Carlos Magno e O testamento dos bichos são os mais vendidos.
Não há cidade no mundo onde haja mais gente célebre que a cidade de S. Sebastião.
Vamos ver os pintores, não os Vitor Meirelles e Castagnettos, mas os pintores de rua, heróis da tabuleta, artistas da arte prática. Vamos a pequenas amostras – Os macacos trepados em pipas de Paraty, mulheres com molhos de trigo nas mãos, apainelando padarias, paisagens que repetem com visão de quem pinta: Há o Pão de Açúcar redondo como uma bola, no Estácio, em feitio de valise, no Andaraí, o mesmo Pão comprido e fino em São Cristóvão. Paisagens de batalhas, pôr do sol e mares revoltos. Paisagens de botequins – tabuletas. Foi um poeta que considerou as tabuletas os brasões da rua.
A origem dos títulos é sempre curiosa. Na rua Senhor do Passos, “Depósito de aves de penas” e na rua Sete “grande sortimento de frutas verdes e secas”. Na rua da Constituição, uma casa de bilhetes intitulada “Casa Idealista”, porque quem compra bilhetes vive no mundo da lua, e há uma casa de coroas, “O Lírio Impermeável” e outra, “Vulcão das 49 Flores”
Apesar dos gramofones e da intensa proliferação dos pianos, nos hotéis, nos botequins, nas lojas de calçados, os músicos ambulantes foram aparecendo novamente nos cafés, tascas, baiúcas, e de novo pelas ruas, os realejos, os violinos, as gaitas recomeçaram seu triunfo e lobriguei outro dia ainda um bicho lendário por mim julgado tão desaparecido quanto o megatério: O homem dos sete instrumentos.
Esta cidade é essencialmente musical; era impossível passar sem os músicos ambulantes. E dança-se muito também.
Na rua Frei Caneca, na Santana, em São Clemente e S. Cristóvão tem reisados, contei numa noite mais de 40. Um dos grupos carnavalescos chama-se Rei de Ouros.
Tu tu tu, quem bate à porta
Menina, vai ver quem é
É o triunfo Rei de Ouros
Com sua pastora ao pé
Em plena rua do Ouvidor, não se podia andar. Era provável que do largo de São Francisco até a rua Direita dançassem vinte cordões carnavalescos, rufassem 200 tambores, zabumbassem 100 zabumbas, gritassem 50 mil pessoas. Era a loucura, o pandemônio do barulho e da sandice. Os cordões são os núcleos irredutíveis da folia carioca, brotam com um fulgor mais vivo e são antes de tudo bem do povo, bem da terra, bem da alma encantadora e bárbara do Rio.
Hoje ainda nas ruas do Rio do João
O tempo passou, surgiram novas ruas cheias de arranha-céus, novos bairros, novos transportes, mas a rua ferve de gente e... de ambulantes.
São pipoqueiros, tapioqueiros, vendedores de acarajé, milho verde, olha a pamonha! O vassoureiro equilibra todo tipo de vassouras e espanadores, pastéis, churros, empadas, a caminhonete vende cachorro-quente com as coberturas mais inusitadas de petit-pois e maionese, panos de chão clareados, burro-sem-rabo com pilhas de sacos de papel e jornal, e latinha de cerveja amassada, nas esquinas flores e plantas para todos os gostos, óculos de grau se misturam a colares de retalhos, bijuterias e relógios – só fica sem saber das horas quem quiser! Carregadores para celulares, protetores para o sol, balas de todo tipo e as frutas da estação, em oferta especial.
Os flanelinhas guardam as vagas, o garoto insiste em lavar os vidros, um cantor vende seus próprios CDs, e nesse circo armado nas ruas, os malabaristas fazem suas demonstrações de equilíbrio e agilidade, entre um sinal e outro.
Amo as ruas do Rio, tal como João do Rio, do Rio de Janeiro, a casa de todos nós!!!!

ROSA MAGALHÃES ANUNCIA ENREDO DO IMPÉRIO PARA 2010


Andrea, Jorginho, Rosa e Mauro: Império vem com "João das Ruas do Rio"

DA REDAÇÃO JILÓ PRESS

Carnavalescos entregam a sinopse do enredo do Império Serrano para o Carnaval 2010 A carnavalesca Rosa Magalhães acaba de ler a sinopse do enredo do Império Serrano para o Carnaval 2010, na quadra da verde-e-branca, em Madureira. "João das Ruas do Rio" será desenvolvido pela maior campeã da Era Sambódromo, em parceria com Andréa Vieira e Mauro Leite, haja vista ser ela também a responsável pelo Carnaval da União da Ilha.

Na mesa, junto a Rosa, esteve a vice-presidente de Carnaval Rachel Valença, que fez a leitura do regulamento da disputa de samba-enredo. Entre os pontos do regulamento, a exigência de parcerias com, no máximo, 5 pessoas, a cobrança de R$ 100 de inscrição por obra e a obrigatoriedade de associação à escola e filiação à Ala de Compositores.

O diretor de Carnaval Jorginho do Império acompanhou o momento e fez alguns importantes lembretes aos poetas imperianos: " Não se esqueçam de que o Império será a segunda escola a desfilar. Portanto, precisamos de um samba valente, alegre e leve. Com um bom samba, que já é uma tradição nossa, entraremos confiantes na Avenida em busca de mais um título". Mas os compositores ainda poderão se encontrar outras vezes com o trio de carnavalescos.

Rosa, Andréa e Mauro estarão no barracão do Império - agora situada na Praça Dinah de Queiroz s/n, em Santo Cristo -, dias 27 de junho, 11 e 18 de julho, das 10 às 14h, para o esclarecimento de possíveis dúvidas. Dia 27 de julho, até às 2h, é o prazo para a inscrição do samba. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Império Serrano / Texto: Cássia Valadão / Foto: Diego Mendes)

JILÓ PRESS É MADUREIRA NA FINAL DO PRÊMIO ENTÃO MOSTRA

DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
Foto: Efraim Fernandes

A comitiva Jiló Press deixou o campus Madureira às 17h30min rumo ao campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, para a grande finalíssima do Prêmio Então Mostra, que vai premiar trabalhos de jornalismo e de publicidade de estudantes dos seis campi que têm curso de Comunicação Social: Madureira, Rebouças, Tom Jobim, Niterói, Petrópolis e Nova Friburgo. O blog Jiló Press está na final nas categorias de melhor Blog; Melhor Programa de Rádio (concorre com Rádio Jiló e Jiló na Bola) e fotojornalismo. O campus Madureira foi o que mais classificou trabalhos no Prêmio: 30 dos 72 inscritos, seguido do campus Nova Friburgo, com 14 finalistas. Ao todo foram 13 categorias: Anúncio em Revista; Banner para Internet; Filme Publicitário; Foto Publicitária; Mídia Alternativa; Outdoor; Blog; Fotojornalismo; Programa de Rádio; Programa de TV; Reportagem Jornalismo Informativo; Reportagem Digital e Ilustração.

PROGRAMAÇÃO - A festa da premiação acontece no auditório do campus Tom Jobim a partir das 18h30. A abertura prevê um Wam Up com exebição dos rolos de Cannes 2006, 2007 e 2008. Às 19h15 haverá palestra com o publicitário Marcelo Santos, diretor da agência Percepttiva, short list em Cannes e vencedor do festival de Gramado deste ano. Às 20h terá início a premiação dos primeiros colocados de 10 das 13 categorias. Às 20h30 a premiação será interrompida para outra palestra, dessa vez do professor Flávio Di Cola, sobre o ENADE. Às 20h45min serão anunciados os últimos três vencedores das categorias Melhor Filme Publicitário, Fotojornalismo e Melhor Reportagem.

REGINA CASÉ 'VEM COM TUDO' NO MERCADÃO

Texto e fotos: Chaveli Rocha - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ÔNIX

O Mercadão de Madureira recebeu Regina Casé na última quarta-feira (10/06), quando gravou o novo quadro para o Fantástico, "Vem com tudo". A apresentadora mostrou-se muito à vontade ao realizar as entrevistas, como sempre bem humoradas. A atriz,
com seu “balcão”, percorreu as galerias, entrou em lojas, vestiu adereços, dançou ... fez uma farra.





As promessas do futebol nacional!

Em dia de estréia na Copa das Confederações, o assunto não podia ser outro que não a seleção brasileira. Porém, você sabia que hoje é também o dia da apresentação dos pré-selecionados da seleção Sub-20 para a disputa do Mundial da categoria? Na verdade, a apresentação é para um período de treinos (até somente quinta-feira), depois desse período, alguns atletas serão dispensados e a lista fechada para o Mundial no Egito em Setembro.

Para o gol foram convocados Agenor (do Internacional), Rafael (do Cruzeiro) e Saulo (do Sport) ; para a zaga Renato (do Corinthians), Mário Fernandes (do Grêmio), Tolói (do Goiás) e Dalton (do Flu); nas laterais teremos Fagner (do Vasco), Raul (do Atlético Paranaense); Diogo (do São Paulo) e Bruno Bertucci (do Corinthians); para o meio de campo, como volantes: Malyson (do Grêmio), Wellington Jr. (do Botafogo), Wellington (do São Paulo) e Tinga (da Ponte Preta); como meia-atacantes Erick Flores (do Fla), Alex Teixeira (do Vasco); Marinho (do Internacional) e Gabriel Pimba (do Atlético Paranaense), e para finalizar no ataque Alan Kardec (do Vasco), Eric (do São Paulo), Talles Cunha (do Inter) e Ciro (do Sport).

PROJETO CONSCIENTE

Bianca Lobianco - Técnicas de reportagem- Equipe ESMERALDA

O Norte Shopping comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com o evento " Proteção dos Oceanos ", em parceria do Greenpeace, a partir de 18 de junho. Durante 11 dias, em um Iglu, haverá exibições de filmes sobre a poluição dos oceanos, aquecimento das geleiras e a caça às baleias, além de palestras com representantes do Greenpeace. Uma réplica da baleia Jubarte inflável de 15 metros inédita no Rio de Janeiro chamará a atenção do mamífero que está sendo ameaçado de extinção. Quem passar pelo segundo piso, próximo ao pátio,verá uma exposição com fotos e filmes que mostram a luta contra a degradação dos oceanos e as atividades exercidas pelo homem prejudiciais à biodiversidade do ambiente marinho. O evento acontece a partir das 16 horas.

CEASA E CUFA OFERECEM CURSOS GRATUITOS


Texto: Fernanda Resende - Técnicas de Reportagem - Equipe Ônix



A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio de Janeiro) está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com a Central Única das Favelas, a CUFA. Os cursos ministrados são de atendimento aos clientes, inglês, libras, culinária, manicure, cabeleireiro, montagem e manutenção de computadores. Para se inscrever os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. A Ceasa está localizada no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2333-8274.

MAKING OFF DA GRAVAÇÃO DO SAMBINHA DO JILÓ

TV JILÓ: MAKING OFF DA GRAVAÇÃO DO SAMBINHA DO JILÓ

ESTAÇÃO DE MADUREIRA: RELÓGIO NÃO FUNCIONA

Texto e foto: Fernanda Resende - Técnicas de Reportagem - Equipe Ônix

A estação de trem de Madureira, uma das mais movimentadas da Zona Norte, carece de infraestrutura. As escadas rolantes estão em constante manuntenção obrigando os usuários a subir escadas comuns. Além disso, o relógio não funciona há dois meses. Segundo o auxiliar de enfermagem Antonio Carlos Spedo, 46 anos, morador de Oswaldo Cruz, a estação é mal cuidada, pois é comum o cheiro de urina nas escadarias e quando chove a situação fica pior com as goteiras. Pagamos caro pelo transporte e recebemos em troca um serviço precário”, denuncia.

DICA DE SAÚDE: COMO CUIDAR DOS PÉS

Texto e foto: Fernanda Resende - Técnicas de Reportagem - Equipe Ônix


Nossos pés merecem cuidado e atenção. Muitas doenças surgem por falta de cuidado, como o uso de sapatos que prejudicam os pés. Será que vale tudo para ficar na moda?
A advogada, Luciane Cattaeno de Castro, 29 anos, moradora de Barros Filho, conta que, para driblar as dores, está sempre alternando sapatos. "A minha profissão pede sapatos altos, que nem sempre são confortáveis. Fico elegante, mas no final do dia tenho que colocar os pés na água morna", afirmou a advogada.
A vida agitada obriga a ficar com um mesmo sapato durante muitas horas. Subir escadas com salto alto também maltrata os pés e pode causar problemas sérios. Se você sofre de pé-de-atleta, problemas de circulação, cansaço e inchaço nos pés, aí vão os ingredientes que ajudam no tratamento:

PÉ-DE-ATLETA
3 gotas de Lavanda
3 gotas de mirra
ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO
2 gotas de gerânio
2 gotas de pimenta-do-reino
2 gotas de tangerina

CANSAÇO E INCHAÇO NOS PÉS
3 gotas de camomila
3 gotas de lavanda
***Outra dica importante é secar bem os pés, caminhar descalço e evitar ficar horas com sapatos fechados.

SEMANA MUSICAL NO NORTE SHOPPING

Texto: Natasha Soares - Técnicas de Reportagem - Equipe Esmeralda

Acontece na próxima semana, dias 17 e 18 de junho, no Norte Shopping, dois shows gratuitos do projeto "Platéia Norte Shopping". No dia 17, quarta-feira, se apresenta o grupo de samba "Mingo e Banda". Quinta, 18, a apresentação ficará por conta da mais nova revelação da Música Popular Brasileira, Rejane Luna, que irá cantar sucessos da MPB, além de composições de sua autoria.
Nos dois dias serão sorteados um kit da Bike Tech e, também, um brinde exclusivo da AD Lifestyle. Os eventos acontecem às 20h, no pátio do Norte shopping.

A funcionária do departamento de Marketing do Norte Shopping, Sandra Nascimento, acredita que esses eventos chamam a atenção dos clientes de uma maneira positiva. "Eventos desse porte e gratuitos atraem as pessoas que, depois de terem passeado e realizado suas compras, querem descansar ao som de uma musiquinha gostosa e relaxante. O que as pessoas verão aqui são artistas talentosos e boa música para todos os gostos. Além de tudo isso, ainda podem ganhar brindes".