A "nêga" de Renato Gaúcho

24 de novembro de 1996. Foi nesta data que o atual técnico do Vasco, Renato Gaúcho, foi rebaixado para segunda divisão. Na época, ele era uma espécie de jogador-técnico do Fluminense. Contudido, assumiu em meio a bagunça que o clube das Laranjeiras atravessava. Seria o princípio da pior fase de toda história do Fluminense. Três rebaixamentos consecutivos.

A situação era a seguinte: o Flu tinha 19 pontos e precisava vencer o Vitória-BA em Cariacica/ES e torcer por um tropeço de Bahia ou Criciúma (ambos com 20 pontos) que enfrentariam fora de casa, Flamengo e Atlético-PR respectivamente.

Renato prometera sair pelado caso o Fluminense fosse rebaixado. O Tricolor jogou bem e venceu o jogo 3 x 1, porém o resultado não foi suficiente. Surpreendentemente, o Criciúma venceu (2 x1) no Joaquim Américo o Atlético-PR e o Bahia derrotou(1 x 0) o Flamengo em São Januário. Fluminense rebaixado.

Hoje, um pouco mais de doze anos, o técnico Renato Gaúcho tem a "nêga" e vive o mesmo drama e enfrentará o adversário que derrotou na época, o Vitória-BA. Atlético-PR e Flamengo que se enfrentarão em Curitiba e novamente estarão no caminho de Renato. E mais uma vez, Portallupi será "flamenguista" desde pequenino.

E agora? Será que dessa vez os deuses ajudarão Renato e o Vasco?