Texto: Andrezza Henriques (6° período) - Estagiária Mídia Impressa e Yáskara Paz (6°período)
Fotos: Michael Meneses
Amanhã é Dia das Mães e, em meio ao fervor das vendas na véspera da data, a Associação Comercial de Madureira fez uma pausa para homenagear a quem nos deu a vida. O Padre Paulo, da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Madureira, celebrou missa especial na quadra da escola de samba Império Serrano. Para que cada mãe se sentisse prestigiada, a Associação escolheu uma representante de cada tipo de mãe que encontramos na Zona Norte. Todas, é claro, com uma história traçada de amor e maternidade ao redor de Madureira.
A mãe COMUNIDADE é Iraci Cardoso dos Santos Lino, conhecida como Dona Ira na comunidade da Serrinha, onde foi nascida e criada. Ela é filha de um dos fundadores do Império Serrano, Augusto Cardoso dos Santos e, também, é uma das fundadoras do Jongo. No quesito mãe ela é campeã, além de ter dois filhos de sangue, ela cria mais 14 de coração. Para ela, ser mãe é ser amiga, ser companheira, ser compreensiva e ter muito amor para dar.
A mãe EMPRESÁRIA é Iris da Silva Azevedo, do ramo de ótica desde 1966. Ela não pode ir à homenagem, porém, sua filha Mirian, que é médica oftalmologista, a representou no evento. Mirian é mãe de duas filhas e garante que a emoção de ser mãe é a melhor que já sentiu na vida. "Todas as noites mal dormidas valem a pena. Mesmo sendo mãe aos 33 anos, não me arrependo de nada. Me orgulho em representar minha mãe nessa homenagem, pois ela é um exemplo de mãe", declarou.
A mãe COMERCIÁRIA é a Leila Zilene Chagas de Oliveira. Moradora de Oswaldo Cruz, atualmente trabalha na loja Taly Baby, em Madureira. É mãe e avó coruja assumida e diz que ser alegre e poder ajudar as pessoas lhe traz muita felicidade, o que faz com que o convívio com a família seja maravilhoso.
A mãe IMPERIANA, Sidnéa Freitas Villar é remida do Império Serrano desde 1979. Hoje faz parte do departamento feminino da velha guarda. Moradora de Bonsucesso, ela é mãe de três filhos e avó de seis netos. Já foi rainha da 3° idade do grupo “Unidos Venceremos”, em 2005, e em 2006 ganhou como uma das 10 mais elegantes do Império. “Ser mãe é abdicar de tudo, é viver em prol dos filhos, dando amor e carinho, e agora ser avó e ter tudo isso em dobro”, disse, emocionada.
A mãe PORTELENSE, Marta Queiroz, é professora e empresária e sempre desenvolveu seu lado cultural em parceria com o seu marido, Cláudio Vieira, jornalista do O DIA. Eles são autores dos dois últimos enredos da Portela: em 2008 “Reconstruindo a natureza, recriando a vida” e, em 2009, “E por falar de amor, onde anda você?”. A ligação dela com Madureira vêm de família, pois seus pais nasceram e foram criados no bairro. O sonho de ser mãe sempre foi presente em sua vida. Hoje está realizada, com seus dois filhos, Renata, de 8 anos, e Renan, de 17.
A mãe MÉDICA, Mariza Suely Brunini, pediatra, exerce a profissão há 32 anos, sempre em Madureira. Mãe de duas filhas, ela acha que toda mulher que tiver oportunidade de ser mãe deve acompanhar todo o crescimento e desenvolvimento de seu filho com amor e dedicaçaõ para mais tarde ver que se tornaram pessoas boas.
A mãe PROFESSORA, Mônica Braz Simione, escolheu a profissão só por um motivo: amor. Nascida em Magalhães Bastos, criada em Pilares e moradora de Madureira, atualmente ela é a diretora da Escola Municipal Astolfo Rezende, em Madureira, e é formada em jornalismo. Para Mônica, dia de mãe é todo o dia. Ela tem uma filha, Taiane , 17 anos, pela qual declara o motivo de sua existência.
Além das mães homenageadas, outras estaviveram presentes, como a a médica Aidil Oliveira, a mais antiga de Madureira e região. Há 50 anos exercendo a profissão, ela cuidou de diversas crianças, a exemplo dos filhos do ex-jogador de futebol Zico, quando ele ainda era morador de Quintino. “O sentimento de cuidar de uma criança e ver que posso ajudar é maravilhoso. A medicina me dá essa possibilidade. Sou mãe postiça de muitos pacientes meus, inclusive de mulheres que cresceram e que hoje também já são mães”.
No final da celebração, as mães receberam presentes dados pela Associação Comercial de Madureira, representada pelo vice-presidente João Pinto de Faria e o secretário geral Gilberto Mendes Marçal, além de personalidades do Império Serrano, como o 'Seu' Acari, presidente do Conselho Deliberativo Imperiano, e o diretor da Banda de Madureira, Paulinho da Banda.

Se o Imperador Adriano voltou ao Flamengo, o "Chulapa" Aloísio chegou ao Vasco. Apresentado à torcida neste sábado, antes da estreia na Segundona contra o Brasiliense, ele é o maior reforço cruzmaltino para a temporada.
Aluísio tem 34 anos e estava no Al Rayyan, do Qatar. Não ganhou títulos no futebol árabe, mas tem um currículo interessante de conquistas, incluindo Mundial de Clubes (2005), Campeonato Brasileiro (2006 e 2007), Campeonato Paranaense (2005) e Campeonato Goiano (1997, 1998 e 1999).
Para você, qual é a melhor contratação: Adriano ou Aluísio?
Texto e fotos - Vinicius Teixeira - Técnicas de reportagem - EQUIPE ÔNIX
Um buraco foi o pivô de um acidente de trânsito no Méier, na noite desta sexta-feira (08/05). De acordo com populares, o motorista do Ford Fiesta preto, placa HRY 3978, trafegava em alta velocidade e, ao tentar desviar de um buraco, bateu de frente com a Van da empresa Três Amigos, placa KXW 0188, que estava parada no sinal da esquina das ruas Basílio de Brito e Ferreira de Andrade.




A Esteticista Ângela Souza, moradora da Pavuna, disse que pior são os engarrafamentos: “Esse é o meio de transporte mais rápido. Perco muito tempo com congestionamento na Avenida Brasil, então tenho que aguentar esse tipo de coisa”, desabafa.
Já a Auxiliar de Enfermagem Renata dos Santos, moradora de Vicente de Carvalho, disse não suportar mais esse tipo de situação: “Saio de casa muito cedo e quando pego o metrô espero chegar em casa o mais rápido possível. Não é a primeira vez que isso acontece e nem será a última. Nessas horas que eu gostaria de saber por onde anda o Governador. Por que ele não trouxe a comitiva do COI (Comitê Olímpico Internacional) para dar um passeio na linha dois do metrô?”, pergunta.
O flagrante da nossa equipe de reportagem mostra como a estação Estácio ficou superlotada. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Metrô Rio, por causa do problema os seguranças da empresa bloquearam as roletas e os passageiros que solicitaram, tiveram o dinheiro devolvido.
Apesar da parceria com as empresas idealizadoras da cartilha, Xuxa fez uma crítica produzida pelo CDI e a GVT. Xuxa diz que a cartilha não deveria conter somente o que os jovens não devem acessar na internet, pois isso, aumentará ainda mais a curiosidade deles. Tem que haver mais informações sobre os motivos que levam a proibição de acesso a determinados sites.
“Como mãe também fico preocupada e acho importante que os pais e professores estejam junto com as crianças e os adolescentes quando eles estão no computador para orientá-los. Quando eles acessarem algo que não deveriam, como fotos e sites de pornografia, não devem ser castigados, mas sim informado do por quê aquilo está errado. Os jovens precisam ser informados. Do contrário, vão ficar ainda mais curiosos para saber porque não podem visitar determinado site”, disse a apresentadora.
Quer assistir à esperada final da Liga dos Campeões da Europa???
Nas semifinais, o Manchester, atual campeão, dispensou o Arsenal sem sofrimento. Já o Barcelona...
...empatou as duas e só passou porque fez um gol na casa do Chelsea. Aos 48 minutos do segundo tempo!!!
Quem tiver a mesma vontade deste humilde jornalista (e o dinheiro que eu não tenho), pode clicar aqui para comprar a entrada.
Responda: você pagaria R$ 3,7 mil para assistir ao jogo Barcelona x Manchester United, a final da Liga dos Campeões da Europa???

Texto: Fabrício Caseira Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI
O Madureira derrotou o Friburguense por 3 a 0, pela quarta rodada da Copa Rio, em Conselheiro Galvão. O Tricolor suburbano começou o jogo no ataque. Uma bola cruzada dentro da área Rodrigo subiu para fazer 1 a 0 para o Tricolor suburbano. No bate-rebate, Márcio concluiu e ampliou a vantagem. O lateral Baiano invadiu a área e foi derrubado. Bruno, cobrando pênalti, fez 3 a 0.
Na segunda etapa o time de Nova Friburgo acordou no jogo. Com 5 minutos, Cadão cabeceou para fora. Aos 20, Baiano cruzou mas a bola passou por todo mundo e quase entrou. Aos 25 minutos, Tiago arriscou da intermediária e Renan fez grande defesa. Aos 33, a zaga do Madura deu bobeira e Ziquinha quase descontou. Aos 44, Ziquinha arriscou, mas a bola passou longe da meta de Renan.
MADUREIRA 3X0 FRIBURGUENSE
Local: Conselheiro Galvão - Rio de Janeiro
Data/hora: 06/05/09 - 15h (horário de Brasília)
Público/renda: 0 - 0
Árbitro: Eduardo Cordeiro (RJ)
Auxiliares: Luciano Santos (RJ) e Lino Neto (RJ)
MADUREIRA: Renan; Valmir, Arthur, Marcio, Baiano (Daniel); Edinho, Wagner Rodrigo, Bruno, Michel (Paulo Victor) e Lino (Vivinho). Técnico: Antônio Carlos Roy.
FRIBURGUENSE: Adriano; Heitor (Romário), Cadão, Lucas, Bidu; Cássio (Stefano), Leomir, Cassiano, Tiago (Paulo Roberto); Alex Faria e Ziquinha. Técnico: Luiz Pinheiro.


Texto: Natasha Soares - Técnicas de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA
Um acidente entre dois ônibus levou pânico e indignação aos passageiros do ônibus 678 da viação Estrela, por volta de 17h35min da tarde de hoje, no cruzamento da Travessa dos Caroços, ao colidir com outro veículo da mesma linha. Enquanto um dos veículos estava em alta velocidade, o outro não conseguiu frear a tempo de a batida ser evitada, o que destruiu boa parte da traseira e da frente dos ônibus.
Depois do susto, a indignação tomou conta das pessoas que estavam no local. Segundo elas, os dois motoristas estavam fora de seu itinerário. Uma passageira que estava antes da roleta de um dos veículos, ficou alguns minutos esperando até que a porta, que travou durante uma leve inclinação do ônibus durante a batida, fosse liberada. Passageiros das duas linhas tiveram que aguardar um outro ônibus que chegou em poucos minutos. O acidente não resultou em conseqüências graves.
Texto e Foto: Carolina Nascimento – Técnicas de Reportagem – EQUIPE ESMERALDAA reportagem do JILÓ PRESS flagrou uma irregularidade nos trens da SuperVia. O suporte de proteção de uma das lâmpadas em um vagão estava a ponto de arrebentar. Por falta de manutenção dos trens os passageiros não têm segurança no percurso de sua viajem. Além de o suporte estar pendurado oferecendo risco, os passageiros ficam incomodados com o barulho. “Eu tenho medo quando vejo essas situações. É um absurdo os trens velhos que a SuperVia põe em circulação”, reclama a dona de casa Lucineide Santos, moradora de Marechal Hermes e usuária dos trens há 35 anos.
Segundo a empresa, os trens sempre estão em manutenção e que o caso provavelmente logo será resolvido. Para reclamações: SuperVia Fone: 2111-9494, funciona das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Agora não falta mais nada: o Flamengo é o maior de todos, no Rio de Janeiro. É FATO!
O Penta Tri campeão carioca mais uma vez demostrou sua força quando chega as finais. O Flamengo não perde uma decisão de campeonato carioca desde 1995, quando caiu contra o Fluminense na última rodada de um octogonal. Final de campeonato propriamente dita, o Flamengo não perde desde o gol de Maurício (Botafogo), em 1989. Mesmo não mostrando um futebol brilhante, o Flamengo chegou e deu no que deu!
O nosso parabéns vai para o até então azarado Cuca, excelente treinador que enfim, comemora com razão seu tão sonhado título na carreira! Ele merece!
Além de ter a maior torcida do Brasil, o Flamengo passa a ser entre os quatro grandes times do Rio, o que mais venceu o Brasileiro, Copa do Brasil, Mundial e agora o maior conquistador de Cariocas.
Poupamos seu trabalho e fizemos o ranking dos vices
1º Vasco – 12 vezes
2º América – 6 vezes (tomou mais gols nas finais, por isso, é o segundo no desempate com o Flu)
3º Fluminense – 6 vezes
4º Botafogo – 5 vezes
5º Bangu – 2 vezes
Confira abaixo os fregueses rubro-negros nas 31 conquistas do Carioca:
1914 – Flamengo 2 x 1 Fluminense
1915 – Flamengo 5 x 1 Bangu
1920 – Flamengo 0 x 0 América
1921 – Flamengo 2 x 1 América
1925 – Flamengo 4 x 0 América
1927 – Flamengo 2 x 1 América
1939 – Flamengo 0 x 0 América
1942 – Flamengo 1 x 1 Fluminense
1943 – Flamengo 5 x 0 Bangu
1944 – Flamengo 1 x 0 Vasco
1953 – Flamengo 4 x 1 Vasco
1954 – Flamengo 2 x 1 Vasco
1955 – Flamengo 4 x 1 América
1963 – Flamengo 0 x 0 Fluminense
1965 – Flamengo 2 x 1 Fluminense
1972 – Flamengo 2 x 1 Fluminense
1974 – Flamengo 0 x 0 Vasco
1978 – Flamengo 1 x 0 Vasco
1979 (Especial) – Flamengo 2 x 2 Botafogo
1979 – Flamengo 0 x 0 Botafogo
1981 – Flamengo 2 x 1 Vasco
1986 – Flamengo 2 x 0 Vasco
1991 – Flamengo 4 x 2 Fluminense
1996 – Flamengo 0 x 0 Vasco
1999 – Flamengo 1 x 0 Vasco
2000 – Flamengo 2 x 1 Vasco
2001 – Flamengo 3 x 1 Vasco
2004 – Flamengo 3 x 1 Vasco
2007 – Flamengo 2 x 2 Botafogo
2008 – Flamengo 3 x 1 Botafogo
2009 – Flamengo 2 x 2 Botafogo
Nas últimas semanas, o futebol nos proporcionou momentos incríveis, com os instantes decisivos dos campeonatos estaduais, no Brasil, e a reta final dos principais torneios europeus. Porém, três atitudes lamentáveis mancharam a paixão mundial por este esporte.
1) O primeiro fato deprezível aconteceu pela fase de grupos da Copa Libertadores. Seu protagonista foi o jogador Hector Reynoso, do Chivas Guadalajara, do México. Aos 42 minutos do segundo tempo, ele cuspiu em cima de um atleta do Everton, do Chile, simulando a transmissão do vírus da gripe suína. Acabou expulso da competição.
2) Nas semifinais do Paulistão, Domingos, do Santos, e Diego Souza, do Palmeiras, trocaram cabeçadas à beira do campo. Depois de ser expulso, o zagueiro caiu, fingindo ter sido agredido. Quando já estava de pé, Souza lhe aplicou uma rasteira. No fim, o Corinthians faturou o título. Domingos e Diego serão julgados nesta terça-feira.
3) Primeira partida da final do Cariocão: Maicosuel, do Botafogo, passa como quer por Juan, lateral do Flamengo, e sofre uma falta. Não satisfeito, o flamenguista ajoelha no chão para falar "poucas e boas" com o atacante do Fogão. Recebeu apenas cartão amarelo e foi pré-absolvido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ). Juan entrou em campo, no segundo jogo, e foi campeão carioca com o seu Mengão.
Na sua opinião, o esporte mais popular do mundo está ficando mais desleal???