"VERDE OU PRETO DESBOTADO? "


por Leanro Caminiti

A Reserva Florestal da Tijuca é um dos parques de preservação natural existentes no Rio de Janeiro. Muito frequentada por praticantes dos mais diferenciados esportes, desde a simples caminhada, trilha, meditação até os mais radicais como escaladas, mas todos relacionados a natureza.

“O subúrbio não está valorizando o pouco que sobrou, estão confiantes que as solitárias árvores que restaram vão salvar todo o oxigênio, todos os conceitos estão trocados, eu fico nervosa só de ver papel de bala ser lançado no chão, imagine a destruição de todo esse verde, o carioca tem que tomar muita pancada mesmo” - contou a estudante de geografia, Thalita Shelly Sardinha.

Não é difícil encontrar um morador da zona norte que gostaria de ter suas janelas direcionadas para a vista totalmente “verde”, mas o mesmo não deixa de poluir.

“O trabalho e a correria ocupa todo meu tempo, mas quando dá venho até aqui e faço uma caminhada, sento nas pedras e medito, relembro um pouco o passado e as vezes vejo até um “miquinho” passando. Adoro admirar todo esse verde, mas uma das coisas que me chocou foi ver um dos micos passar por um dos fios que estava entrelaçado na árvore, eu não gosto da maldade do homem em invadir o pouco que sobrou pro verde, sou muito paisagista” comentou a bancária e freqüentadora do parque, Andréa Santos.

A imagem causa um impacto natural, todas as pessoas que olham a reserva estão acostumadas a admirar uma linda paisagem do verde, foi interessante inverter o cenário e mostrar o que a natureza vê, acaba não sendo tão bonita quando se é observada ao contrário, afinal se o verde não for valorizado hoje, talvez a cor preta desbotada seja motivo de redações para o futuro não tão longínquo.

GENTE NOSSA: PURA DISPOSIÇÃO


Texto e Foto: Ana Carolina Gonçalves - Técnicas de Reportagem - Equipe Esmeralda

Quem passa pela Igreja de Santo Afonso, terça-feira às 15 horas, para assistir a celebração em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não pode deixar de reparar em uma simpática senhora que se tornou figura tarimbada nesta rotina.

Dona Edith Iorio, sorri com os olhos e demonstra pura disposição quando se trata de devoção. “Há muitos anos saio da minha residência em Jacarepaguá, e venho cumprir esta tradição que conta com participantes assíduos”. Super independente, ela garante, “quando fazemos o que gostamos e permanecemos de bem com a vida tudo se torna mais fácil e proveitoso”.

Aos 92 anos ela dá um banho de disposição e saúde. É um exemplo para todas as idades! Para você que está na melhor idade como Dona Edith, aí vão algumas dicas:

- Divirtam-se, criem grupos de convivência, mantenham e façam amizade;
- Fazer planos e aprender são ingredientes de uma receita de vida longa;
- Estejam sempre prontos para mudar e aceitar as novidades do mundo.

SECRETÁRIA DE CULTURA FALA SOBRE PROJETOS NA ZONA NORTE

Foto: Domenica Andrade - Técnicas de Reportagem - Equipe ESMERALDA
Texto: Patrícia Oliveira – Técnicas de Reportagem – Equipe RUBI

Para dar continuidade ao projeto do Prefeito Eduardo Paes de proporcionar melhorias na Zona Norte, a secretária de Cultura Jandira Feghali falou com exclusividade ao JILÓ PRESS, sobre novidades na área de cultura para a região. De acordo com a secretária, as principais novidades serão a reabertura do Imperator, no Méier, fechado há 10 anos, e novas lonas culturais. “Em maio acontecerá o Viradão Carioca, que são 48 horas de atividades culturais sem parar. O Imperator, no Méier, que será casa de show, casa de formação profissional e sala de cinema, esperamos inaugurar até o final deste ano. Outra novidade é a nova geração de lonas culturais, que serão teatros. O projeto vai começar pela Pavuna e já está em fase de licitação”, revelou.

FESTA DE FORMATURA DOS ALUNOS DA CUFA AGITA MADUREIRA

Fotos: Domenica Andrade - Técnicas de Reportagem - Equipe ESMERALDA

Texto: Patrícia Oliveira - Técnicas de Reportagem - Equipe RUBI

A festa de formatura de 717 jovens do projeto “Formação Profissional de Jovens para Inserção Socioeconômica na Cadeia Produtiva do Turismo”, aconteceu na quadra da escola de samba Império Serrano nesta sexta-feira (03). Desenvolvido desde 2007 pelo Ministério do Turismo e a Central Única das Favelas (Cufa), o projeto oferece cursos de moda, modelo, gastronomia, auxiliar de cozinha, montagem de espetáculos teatrais, produção cultural e turismo.
O evento, que foi apresentado por Nega Gizza, teve a participação do Rapper MV Bill, da secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Chiquinho da Mangueira.

MV Bill falou, com exclusividade, para o JILÓ PRESS sobre o projeto e as novidades da Cufa. “A importância desse projeto é estar trazendo um número expressivo de jovens com uma nova visão e uma nova perspectiva para o mercado de trabalho. O objetivo da Cufa é dar continuidade aos projetos existentes e a intenção é de ampliar o basquete de rua, que hoje é nacional, e transformá-lo em um projeto mais abrangente, quase que mundial”. A 5ª etapa da Liga Brasileira de Basquete de Rua, realizada embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, contou com a presença de atletas de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Bahia.

A secretária de Cultura, Jandira Feghali, também conversou com a equipe do JILÓ PRESS sobre o projeto do Ministério do Turismo e da Cufa. “Uma iniciativa importante que formou pessoas a partir de uma parceria principal com o Ministério do Turismo, mas que também envolve as áreas da cultura, como Produção Teatral e Produção Cultural. A nossa responsabilidade nessa parceria, para além do que já foi feito, é ampliar o mercado de trabalho para que esses jovens tenham inserção nesse mercado, então esse é um compromisso, uma responsabilidade que a gente tem para além de tantas parcerias com a Cufa que a gente já fez e vai fazer”.

Vitor Del Rei, de 24 anos, morador da comunidade da Prata, na Baixada Fluminense, se formou no curso de audiovisual e disse como foi participar do projeto: “Foi muito importante porque a gente vive fora da realidade do que é o audiovisual, do que é uma produção cultural, então a gente viu de fato como acontece, participando de eventos, atuando, produzindo, sentindo na pele o que é uma produção, e o resultado foi 100%. A Cufa dá as mãos a quem precisa ajudando. Me sinto capacitado, preparado. Eu sei que ainda tenho muito que aprender, mas o pontapé inicial já foi dado e o melhor, de graça! Eu estou muito feliz e tenho certeza que o futuro me reserva coisas maravilhosas”.

Na primeira etapa do projeto da Cufa em parceria com o Ministério do Turismo, mais de 150 pessoas participaram dos cursos de capacitação profissional. A partir do segundo semestre de 2009, novas turmas serão formadas. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (21) 2489-4996 e 2489-7927, falar com Janaína ou Tiago.

Fábio Luciano irá se aposentar ao fim do Carioca

Foto: Divulgação / Flamengo

Ele afirmou na tarde de hoje que irá se aposentar depois do Carioca, ou seja, daqui a dois, três ou cinco jogos.

Grande líder da atual Flamengo, Fábio Luciano irá fazer falta ao rubro-negro. Confira os dados do capitão do Flamengo.

Nome Completo: Fábio Luciano
Data de Nascimento: 29 de abril de 1975 (33 anos)
Nascimento: Vinhedo (SP)
Altura: 1,90m
Peso: 80 kg

Clubes: Ponte Preta, Corinthians, Internacional, Corinthians, Fenerbahçe (Turquia), Colônia (Alemanha) e Flamengo

Seleção brasileira: Dois jogos

O QUE O DETRO NÃO VÊ, VANS E KOMBIS AGRADECEM

Eles são mais baratos, rápidos e alguns param em qualquer lugar






Texto e fotos: Elaine Neves - 3°Período -Téc. de Reportagem - EQUIPE ESMERALDA
Quem nunca pegou um transporte alternativo? Eles são comuns no trânsito e utilizados por grande parte da população. Ir e voltar das festas em vans e táxis inibe riscos de acidentes e roubos. Para a passageira da van que faz o percurso Centro, apesar do custo ser maior do que o ônibus, os transportes alternativos e as lotadas são mais rápidos e mais confortáveis.“Os motivos que me fazem pegar os transportes alternativos é a rapidez. Todas as vans que vão para o Centro do Rio tem ar condicionado, o que torna a viagem menos estressante. Apesar de ser mais caro do que os ônibus o custo é compensado pelo conforto e a tranqüilidade” diz, Jilvan Santos, moradora da Vila da Penha que faz o percurso diariamente. Mas fique atento: algumas vans e kombis circulam clandestinamente.
O Detro – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro - faz vistorias diárias nos principais pontos da Zona Norte para apreender vans e Kombis irregulares. Documentação incorreta, o não uso do sinto de segurança, o uso de plaquinhas com o número da linha de ônibus, exposto no painel e o chamador eletrônico não são permitidos. Mas não tem jeito, é só o Detro “piscar os olhos” para o motorista repor as placas nos painéis e voltar a utilizar os chamadores, que indicam o percurso do transporte.
Em entrevista, o motorista de transporte alternativo da linha 355, de pseudônimo João Dias, que prefere não ser identificado, conta sobre o preconceito da sociedade, a sua visão sobre o Detro e o futuro dos transportes alternativos.

ELAINE - Você acredita que exista preconceito da sociedade?
Motorista - Sim. Pois eles vêem os transportes alternativos como pessoas marginalizadas. Na maioria das vezes são pessoas que não tem estudos, não tem instrução. Muitos motoristas de kombis são ex- presidiários, mas a sociedade associa com a marginalidade e não vêem como um trabalho.

E - Qual a sua visão sobre o Detro, você acredita que com a fiscalização houve a diminuição das Kombis irregulares?
M - É uma maneira dos empresários terem de coagir os transportes alternativos, é assim que eu vejo o Detro e a fiscalização. Quantos ônibus passam com excesso de passageiros? Quantos ônibus não tem uma manutenção?E passagem só aumentando.Eles querem é tirar da gente!Quando eles querem, fazem vista grossa.

E - Quem são as pessoas que ficam em alguns pontos? Todos os motoristas são obrigados a pagá-los diariamente?
M - Eles que são os chamadores (3°foto), não são considerados fiscais. Eles fazem a peneira. São eles que separam o passageiro que vai pegar tal itinerário... Por exemplo, eles separam passageiros que vão para Jardim América de passageiros que vão para o shopping Carioca. Como forma de agrado, nós damos R$ 1,00. Esse agrado é por que eles nos auxiliam para pegar mais passageiro. Não é obrigatório, mas alguns desses caras se aproveitam disso para fazer um fechamento com a polícia ou guarda municipal.

E - Você acredita que no futuro os transportes alternativos utilizarão os mesmos mecanismos do ônibus( Rio Card)?
M - Dúvido. É quase que impossível, porque o transporte alternativo é individual, é do proprietário. Não é encarado como uma empresa. Os licenciamentos são restritos. Chegar a ser uma empresa de ônibus é quase que impossível, somente fazer uma cooperativa.

E - O que se esperar da política? Você acha que o transporte alternativo é uma questão de segurança pública?
M - Não espero nada da política, a política não vai fazer nada pela gente. Você olha para o sistema e vê: o que é segurança pública hoje em dia? É complicado. Hoje o sistema é propina e todo mundo participa. Você vai lá passa, dá dinheiro, a gente pára e é dessa forma.

DELÍCIAS QUE FAZEM GERAÇÕES

Texto e foto: Maria Decelina Kadimi - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

Dona Helena Santos, 46 anos, é dona de um quiosque de biscoito e seus quitutes dão um toque a mais de sabor no café da manhã dos funcionários do shopping São Luis, em Madureira.

Eles se acostumaram a comer os biscoitos da vendedora, que vende 100g a RS 2,50. Durante esses quatro anos de existência, o Quiosque Dona Helena mantém a qualidade dos sabores.

É desta forma dona Helena sustenta sua família, paga a faculdade de administração de seu filho, Hugo Santos, 22 anos. Hoje, ela emprega Heloisa Silva, 30 anos. “Temos consumidores de todas as faixas etárias. Vendemos até por encomenda e, o mais legal é vender para crianças”, conta.

PERCA PESO NA BOA




Texto e Foto: Maria Decelina Kadimi
Tecnicas de Reportagem: Equipe Rubi

As academias nos dias de hoje vem se modernizando para atenderem a grande demanda com eficiência. Com isso, o número de sedentarismo tende diminuir gradativamente. Aos poucos, o prazer à vida com saúde aos freqüentadores de academia se tornam uma rotina agradável.

“O hábito de exercícios no nosso dia a dia é importante quando seguimos uma vida regrada com boa alimentação, com tudo sair do sedentarismo fazendo exercícios faz bem ao coração” disse o cardiologista João Gomes.

Na Academia Biose, não é diferente. São 15 anos de estrada. A procura é para diversos motivos, os mais freqüentes são para emagrecer e ganho de massa muscular. Tem programas especifico para crianças e adolescentes que fazem aulas de dança (do ventre) e natação.

"Desde aos 21 anos que frequento academia obtive o resultado nos primeiros seis meses de malhação e daí em diante não parei mais”, contou Fernando da Silva, 26 anos. Segundo o próprio, o incentivo dos bons professores que lá encontrou e os equipamentos de qualidade da academia foram determinantes para que continuasse lá até hoje.

A Academia Biose está localizada na rua do Portela em frente ao Shopping de Madureira entre os seus serviços, dança do ventre, de salão, hip hop, funk, musculação, ginástica, natação, são os mais procurados.

“Temos variedade de horários que começa no período da manhã e se estende até a noite com preços excelentes” disse a professora Paula Martins, 28 anos, que leciona na Biose há quatro anos.

“O excesso de peso me levou a procurar a academia há dois anos atrás, e nos primeiro três meses os resultados eram evidentes, completando oito meses perdi seis quilos e hoje continuo malhando para manter o peso e meu corpo é excelente, minha mente agradece e a minha auto-estima esta ótima” conta Priscila Matos, 23 anos, aluna da Biose.

PÉ NA ÁGUA

Texto e fotos: Cláudia Machado - Técnicas de Reportagem

Na tarde desta quinta-feira (2), a chuva não conseguiu tirar o ânimo de quem prática esporte em torno do Estádio João Havelange, conhecido como o engenhão, a paisagem estava turva, com um sol se escondendo dentre as nuvens, mais o bom humor, e a boa vontade se somavam para quem passava por ali realizando seu esporte, sua caminhada e passeio de bicicleta, sem se importa com os respingos e poças de água que se formavam na calçada do estádio.

Muita força de vontade e pé na água, para quem passava por ali. Coragem é nome de quem não temeu as forças da natureza e não pararam sequer um segundo de praticar seu esporte rotineiro.

MISTURA DE CAPOEIRA E GINGADO NA PORTELA





Texto e foto:Paloma Viricio - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

O projeto social A GENTE QUER ARTE, realizado pela escola de samba da Portela,vêm promovendo atividades de interação social para a comunidade há dois anos.As atividades são realizadas na própria quadra da Portela.Dentre as atividades oferecidas pelo projeto destacam-se:capoeira,dança folclórica, passista, hip-hop e balé contemporâneo. Todas as terças e quintas acontecem as aulas de capoeira,que envolvem muito gingado e animação.

"Hoje é o meu primeiro dia de aula, vim participar do projeto porque os meus amigos que já faziam capoeira aqui, me chamaram”, afirma Jéferson Silva, 5 anos, aluno de uma das turmas de capoeira. No curso de capoeira,conta com 4 turmas de 16 alunos, cada.A satisfação da realização desse projeto é imensa, como relata um dos professores, Júlio Cesar, de 36 anos, que ensina capoeira há 12 anos:

"Praticamente a minha vida toda ,trabalhei com projetos sociais por acreditar na transformação do outro. Aqui na Portela, com as aulas de capoeira e participação no projeto, as crianças e jovens tem a oportunidade de escolherem e não serem escolhidos por um tipo de sistema.”

Os interessados em participar do projeto, e das aulas de capoeira, podem se inscrever, preenchendo uma ficha de cadastro na secretaria da escola de samba da Portela.

MADUREIRA VACILA E É DERROTADO NO FIM

Texto: Anderson Lemos – Técnicas de Reportagem – Equipe Rubi



Mesmo sem chances de classificação às semifinais da Taça Rio, o tricolor suburbano fez jogo duro e até tentou segurar o empate, mas o gol de Tulio Souza aos 48 minutos do segundo tempo deu a vitória ao Botafogo e sacramentou a quarta derrota, a terceira consecutiva do Madureira na Taça Rio.

No entanto, apesar do resultado negativo, a equipe continua na terceira posição do Grupo A, com 9 pontos, apenas 1 a frente de Tigres e Americano.

Alex Alves abriu o marcador no Engenhão, mas Leandro Guerreiro e Reinaldo viraram para os donos da casa. Jones em cobrança de falta empatou novamente o placar. Porém no finalzinho Tulio Souza soltou a bomba e deu a vitória ao alvinegro.

Agora o tricolor suburbano encara o Friburguense, visando terminar bem o segundo turno da competição.

OS DISCOS DE VINIL PERMANECEM VIVOS EM MADUREIRA

Este é o Disco mais caro da loja,uma relíquia que custa R$5.000,00

Loja de Discos de Vinil em Madureira


Texto: Paloma Viricio _ Técnicas de Reportagem _ EQUIPE RUBI

A música é capaz de ultrapassar barreiras do tempo e unir pessoas por gerações. Quem passar pelo shopping São Luís, em Madureira, encontrará no 3º piso, uma lojinha de discos de vinil, são vários, cerca de 48 mil, que podem ser considerados verdadeiras relíquias. Na loja é possível encontrar discos nacionais e importados de todos os estilos e ritmos musicais.Mesmo estando na era do Cd e Mp3,os discos de vinil ainda são bastante procurados por colecionadores e simpatizantes.
“o vinil ainda persiste porque possui maior qualidade e arte.O Cd é carente de informação e as pessoas não querem comprar algo que se pode baixar pela internet, já o disco é rico visualmente e auditivamente”,alfineta ,Sá de Almeida,55 anos, músico clássico,pianista e proprietário da loja de vinis.O lugar é um verdadeiro encanto e a pessoa que conhece se apaixona pela história cultural e musical que se encontra no local. O preço dos discos variam.O vinil mais caro da loja,custa R$5.000,00 .è um disco importado de um concerto realizado em tributo a Marter Luther King, é o único exemplar e chama-se Keep The Dream Alive.

Para os admiradores de boa música, na Zona norte aqui fica a dica do Jiló Press sobre essa riqueza musical.

SAMBA PRA GENTE




Texto : David Monteiro -Foto : Divulgação - Equipe - Rubi


Essa dica vai para os moradores da Zona Norte que curtem samba de qualidade.
O grupo samba pra gente,formado por integrantes moradores da Zona Norte,começaram tocando independente pelos bares do bairro de Lins de Vasconcelos. O primeiro sucesso foi "OGUM",que hoje podemos escutar na voz de Zeca Pagodinho,e também o sucesso “Saparada” gravada junto com o grupo Revelação .
O grupo está lançando sua nova música "Tá Escrito" que dá nome ao primeiro Cd produzido por uma gravadora.
O lançamento ocorrerá no Teatro no Rival Petrobras no dia 08/04 as 19:00,Rua Álvaro Alvim 33/37,Cinelândia.
O show conta com as participações especiais de Alcione,Arlindo Cruz,Leandro Sapucahy entre outros.
Para mais informações : http://www.rivalpetrobras.com.br/

CHUVA NÃO DÁ TREGUA



Texto e Foto : David Monteiro - Equipe - Rubi

Ontem quarta 01/04 choveu forte em vários bairros da Zona Norte, inclusive nos bairros como Piedade e Abolição , estabelecimentos como bares e lojas de móveis antigos encheram pelo fato de haver bueiros entupidos.

Hoje choveu um pouco mais fraco, porém o dia todo o céu ficou fechado.
Na foto a avenida dom Hélder Câmara já começando a alagar na altura do supermercado extra no bairro de Pilares.

Como podemos ver os carros passavam e jorravam água para todas as pessoas que estavam nas calçadas.

E a previsão é de mais chuva para esta Sexta-Feira 03/04.

ATÉ QUE PONTO CHEGA A URGÊNCIA

Texto e Foto: Cláudia Machado - 3º período - Téc. de Reportagem



Texto e Foto: Cláudia Machado - 3º período -Téc. de Reportagem

No bairro de Todos os Santos, zona norte do Rio, no fim da tarde dessa última sexta-feira (29), houve um acidente envolvendo, uma ambulância do corpo de bombeiros – Samu placa número CPE 2385, contra uma Fiat Doblô placa número KVA7611, causando transtorno e transito lento para quem precisou trafegar pelas rua Piauí e Dr. Padilha no mesmo bairro.
Cleide, proprietária da Fiat Doblô, disse que o sinal estaria aberto em sua direção e que ao prosseguir sua viajem a ambulância do corpo de bombeiros, veio ao seu encontro avançando o sinal de trânsito. Alegou que a sirene estaria ligada e incisivamente afirmou que, mesmo a sirene estando ligada, teria que observa o fluxo de carros seja ela qual for a direção, a fim de evitar possíveis acidentes, como o que ocorreu. Já o Sargento Roberto motorista da ambulância, informou que não prestaria entrevista, mas reiterou que em caso de sirene ligada, eles sempre observam o fluxo para passar com o veiculo. Não houveram vitimas fatais e nem feridos. O caso foi registrado pelo 3º BPM, batalhão da área do Méier.

O NEGÓCIO É SER MALABARISTA

Texto e Foto: Cláudia Machado - 3º periodo
Sem saber por onde andar, moradores da rua Conselheiro Agostinho, no bairro de Todos os Santos, reclamam dos destratos nas calçadas do bairro, enfrente ao nº 123, recentemente dona Ivone Santos, 43 anos, que passa todos os dias pela calçada para ir para o trabalho, se sente como uma malabarista de circo, para desviar dos diversos buracos. Disse que quase caiu e para o agravo do problema estava chovendo, tornando-se intransitável o caminho, mas que depois do susto, tem tomado mais cuidado. Conversando com o proprietário do imóvel, Sr. Olivar Abreu, afirmou que regularmente cuida da manutenção de sua calçada, mas que o crescimento das raízes da árvore, desfavorece o sempre conserto que é feito por sua conta, e que já falou com a Fundação Parques e Jardins, relatando o inconveniente causado pelas raízes que cresce da árvore, e nenhuma providência nesse sentido foi tomada. Entrando em contacto com Fundação, foi informado, pelo Sr Marcos, que enviaria uma equipe ao local.


A BOLA E GOL, BLOG PARCEIRO DO JILÓ, COMPLETA UM ANO DE VIDA HOJE

Um ano de vida completado hoje (02/04).

Idealizado por Marcos Benjamin (Web editor do Jiló), o blog ‘A Bola e o Gol’ fala sobre o futebol com um olhar diferente em cima de fatos que geralmente o internauta não encontra nos grandes sites esportivos do país. Seguindo a renovação tecnológica do jornalismo e acompanhando a implantação de novas tecnologias na esfera virtual, o blog publica conteúdo multimídia, principalmente vídeos, além de publicar causos, curiosidades, sacadas e opinião. Para comemorar um ano de vida, A Bola e o Gol lançou uma promoção onde o brinde para o vencedor será uma caneca comemorativa de aniversário.

Sobre o aniversário de um ano do blog, Marcos Benjamin não escondeu a sua alegria: “Particularmente é uma marca histórica, pois falo sobre futebol com liberdade total de pensamento. O blog é o meu refúgio, meu prazer. Comecei brincando e continuo brincando até hoje” – comentou o pai coruja, Marcos Benjamin.

O veículo, atualmente, é produzido por dois apaixonados por futebol: Marcos Benjamin e o jornalista Fernando Torres. O primeiro ainda estuda jornalismo, o segundo é formado e dá aulas na Universidade Estácio de Sá – Madureira. Além dos dois, o conteúdo é enriquecido com a colaboração do jornalista Dirceu Viana. Até hoje foram 281 artigos produzidos pelo trio, com 509 comentários no total.

“Sou um apaixonado por futebol e queria escrever sobre isso faz tempo. Meu objetivo é lançar um olhar diferente em cima dos fatos, mostrar ao internauta o inédito, a notícia que ele ainda não viu em outros veículos” – comentou Fernando Torres.

Prazer. Este é o combustível que alimenta o blog, e se depender deles ainda há muita lenha para queimar nesse espaço.

Acerte e ganhe uma caneca "A Bola e o Gol"

Foto: Fernando Torres
O blog comemora um ano de vida e deixa você na cara do gol para ganhar esta caneca exclusiva. Basta responder à pergunta: qual time das séries A e B está mais tempo sem conquistar um título?

Quem acertar primeiro levará a caneca "A Bola e o Gol". As respostas serão aceitas até o dia 10 de abril.

Não esqueça de informar seu e-mail de contato nas respostas.

SEÇÃO BLOG IN BLOG AMPLIA E ORGANIZA A BLOGSFERA JILÓ PRESS


BLOG IN BLOG
Por Ricardo França (Editor-chefe) e Marcos Benjamin (Editor Web)

O projeto JILÓ PRESS continua em expansão. Foi criada esta semana a seção BLOG IN BLOG, um espaço destinado a veiculação de conteúdos segmentados e especiais equivalente às editorias nos jornais impressos. Em síntese, o BLOG IN BLOG passa a concentrar outros blogs que vêm integrar a blogsfera JILÓ PRESS. Nasce com o JILÓ CAMPUS, que vai veicular assuntos internos do campus Madureira, de interesse institucional, administrativo e acadêmico, como aquisição de novos equipamentos, expansão, novos cursos, palestras e eventos diversos. A criação do BLOG IN BLOG surgiu a partir da necessidade de organizar o conteúdo editorial, separando temas institucionais dos temas explorados pela nave mãe: comunidade, esporte, comércio, cultura, entretenimento, comportamento, transporte e saúde.

Assim como o conteúdo da Rádio Jiló, TV Jiló e o Jiló Press, o conteúdo do Jiló Campus será produzido por estudantes e professores. Outro blog que já orbita no BLOG IN BLOG é o blog da Rádio Jiló, banco de dados que reúne os programas veículados. O conteúdo na parte central do blog permanece sendo o espaço de notas e matérias gerais da Zona Norte. Em breve serão lançados outros blogs, como o JILÓ ESPECIAL, espaço destinado a grandes reportagens temáticas em série, ou que tenham uma produção metodológica sofisticada, a exemplo das que utilizam técnicas do jornalismo investigativo.

A criação da blogsfera do JILÓ PRESS é fruto do sucesso da primeira etapa de implantação do projeto, nos últimos dois meses, quando 90 repórteres das disciplinas de Técnicas de Reportagem e Radiojornalismo incrementaram o noticiário com notas e matérias factuais. A integração entre as mídias é construída de forma experimental num processo contínuo de aperfeiçoamento. O Jiló também integra professores, estudantes e comunidade, numa grande rede que trabalha informação e relacionamento, na incessante busca de se tornar, efetivamente, um representante da comunidade da região.

2 de abril, um dia especial



É um dia histórico, veja o porquê.

Fatos históricos:
1902 - Electric Theatre (Teatro Elétrico), o primeiro cinema dos Estados Unidos da América, abre as portas em Los Angeles, Califórnia
1911 - O clube de futebol Guarani Futebol Clube é fundado na cidade de Campinas
1917 - Woodrow Wilson, presidente dos EUA, convoca sessão especial do Congresso para declarar guerra à Alemanha.
1976 - É concluída a elaboração da Constituição da República Portuguesa
1982 - A Argentina invade as Ilhas Malvinas, dando início a uma breve guerra contra o Reino Unido

Nascimentos:
1875 - Walter Chrysler, pioneiro do automóvel americano
1910 - Chico Xavier
1926 - Jack Brabham, ex-piloto australiano de Fórmula 1
1927 - Ferenc Puskás, ex-jogador de futebol húngaro. Carmen Basilio, ex-boxeador norte-americano. Brian Glover, ator e lutador de luta livre inglês.
1939 - Marvin Gaye, cantor norte-americano
1959 - Juha Kankkunen, tetracampeão finlandês de Rally.
1960 - Linford Christie, atleta britânico.
1963 - Fabrizio Barbazza, piloto italiano.
1966 - Teddy Sheringham, ex-atacante de futebol inglês.
1971 - Edmundo, ídolo do Vasco e Palmeiras
1980 - Carlos Salcido, jogador de futebol mexicano.
1982 - Marco Amelia, goleiro italiano. David Ferrer, tenista espanhol.
1983 - Paul Capdeville, tenista chileno. Felix Borja, jogador de futebol equatoriano.

Falecimentos:
1983 - Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira, vítima de uma cirurgia nas varizes
2005 - Papa João Paulo II , sumo pontífice de 1978 até sua morte, foi o 265º papa

Feriados e eventos cíclicos:
- Dia do Propagandista
- Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil

Enfim, em 2008, nascia o nosso blog A Bola e o Gol. A todos os internautas que visitam nosso espaço deixamos o nosso muito obrigado por nos acompanhar durante este um ano de vida.

MERCADO IMOBILIÁRIO EXPANDE NA ZONA NORTE


Texto e foto: Leandro Caminiti

O mercado imobiliário está fazendo as pazes com a Zona Norte. Após anos de investimentos focados essencialmente na Zona Oeste, fazendo nascer condomínios em cada canto da Barra, Recreio e Jacarepaguá, o setor voltou-se para bairros mais simples que estavam no esquecimento. Áreas como Pilares e Del Castilho têm recebido espaço nos projetos das grandes construtoras, e o resultado são unidades mais sofisticadas que acabam valorizando a região.

“Enquanto muitas construtoras disputam espaço em áreas nobres, outras vem investindo na Zona Norte. Elas perceberam oportunidades nesses bairros, pois não estavam sendo tão atendidos. Muitos apartamentos foram lançados ultimamente por construtoras instaladas em Piedade, Abolição, Pilares e Quintino. E têm sido vendidos de uma forma impressionante, numa faixa de 90 apartamentos por quinzena”, afirma a corretora de imóveis Vanessa Ataliba.

ESTACIONADOS COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA?


Texto e foto: Leandro Caminiti

Na Zona Norte do Rio, uma das situações mais comuns são os veículos estacionados em lugar proibido. Mesmo que a placa seja de parada rápida, o carro em questão foi observado durante quarenta e cinco minutos, e a sua saída só foi feita quando o condutor do veículo percebeu que o mesmo estava sendo fotografado.

Do outro lado da rua também pode-se notar um furgão de cor branca também estacionado de forma irregular, mas, neste caso, muito mais tempo que o veículo de passeio a sua frente. Para “pegar” flagras como este não precisa ir muito longe. Em quase toda a Zona Norte isso pode ser visto, ainda mais em lugares em que o estacionamento privado se localiza um pouco mais longe.

NA CHUVA É QUE OS PROBLEMAS APARECEM


Texto e foto: Leandro Caminiti

Logo após uma tarde de quarta-feira chuvosa, alguns moradores que residem na Avenida Dom Helder Câmara, na Abolição, percebem que suas torneiras estão mais “fracas”.

O motivo do problema foi encontrado poucos metros depois, no meio da calçada: uma tubulação teria se rompido e a água potável estaria vazando, após a queda alternada da chuva. Pedestres que passavam no local evitavam passar para não encharcarem seus pés. “Logo quando chove os problemas aparecem e a gente tem que esperar o tempo melhorar para tudo se camuflar novamente”, relata Maiara Couto, moradora.

CRATERAS: UM PROBLEMA CRESCENTE

Texto e fotos: Leandro Caminiti

É só começar a chover para eles aparecerem: os temidos buracos, que mais parecem “crateras”, assustam os motoristas que passam pela Avenida Dom Helder Câmara, em Quintino. Não é necessário andar muito para notar sua presença.

São vários, que nem sempre são notados por quem vem dirigindo, motivo de dificuldades e transtornos no trânsito. Por causa do aquecimento excessivo do asfalto quando chove ele desmancha, e se torna maior com cada motorista que segue e passa por cima.

E quem passa pela calçada também sofre. Em caso de distração, pedestres podem ser surpreendidos com um “banho fora de hora”, já que os próprios motoristas não tem como esquivar dessas crateras ou, simplesmente, se poupam deste trabalho, molhando quem passa no local que, na maioria das vezes, passam correndo para tentar evitar voltar em casa para trocar de roupa.

QUINTA DA BOA VISTA SUBURBANA




Texto e Foto: Iasmin Simas -Técnicas de Reportagem- EQUIPE RUBI
Engarrafamentos, assaltos, enfim...esse é mais ou menos o cotidiano do morador da Zona Norte. Mas, em meio a tanto caos urbano, é bom saber que os suburbanos ainda têm algum lugar tranquilo, que transpira paz e sossego. Um lugar tomado pelo verde que ainda predomina na selva de pedra a que nos acostumamos com a correria do dia a dia. A esse lugar damos o nome de Quinta da Boa Vista.
A antiga casa da família Imperial fica em São Cristóvão, entre as ruas Almirante Baltazar e Dom Meinrado. O parque existe desde o século XIX , possui 560.500 m² de extensão e, no seu interior, ainda funcionam o Jardim Zoológico, o Museu Nacional do Rio de Janeiro e o restaurante Quinta da Boa Vista.
O único problema do parque é o policiamento. A dona de casa Eliane Rocha (foto), afirma: "O lugar é lindo, não há dúvida alguma disso, só que, enquanto caminhava, quase não vi policiais. Dá um certo medo", reclama.
Contudo, o público não deve deixar de conferir. O parque fica aberto para visitação diariamente das 8h às 18h.

Márcio Braga canta o hino do Vasco

TELHADO EM MÁ CONSERVAÇÃO PROVOCA GOTEIRAS NA ESTAÇÃO DE MADUREIRA



Texto e fotos: Diego Carvalho - Ténicas de Reportagem - Equipe RUBI

As chuvas que persistem em cair na Zona Norte continuam trazendo transtorno para seus moradores. Na tarde desta quarta-feira, o JILÓ PRESS flagrou um descaso da SuperVia na estação de trem de Madureira, através da existência de buracos na cobertura das plataformas, goteiras apareceram entre as vigas de ferro do telhado da estação, deixando os clientes do transporte férreo incomodados com a situação.

USUÁRIOS RECLAMAM DO METRÔ



Texto e Foto: Anderson Lemos - Técnicas de Reportagem - Equipe Rubi

Em dois dias de viagem percorrendo as estações e conversando com usuários do metrô carioca, a equipe do Jiló Press pôde ouvir e constatar uma série de reclamações. Em especial na estação Estácio/Rio Cidade Nova, estação de transferência entre as linhas 1 e 2.
Muitos usuários direcionaram suas críticas para a falta de conforto que é dentro das composições superlotadas devido ao horário de pico. "Nesse horário é assim mesmo, tem que se apertar para conseguir um espaço aqui dentro. Todo dia é desse jeito, e o pior que não adianta nem reclamar. Vou fazer o quê? Preciso do metrô para voltar para casa." Conformou-se a comerciante Janine Barros, moradora de Vicente de Carvalho.
Outro fator que chamou a atenção foi a "briga" que é para se conseguir um assento livre no metrô.

Muitos usuários correm e se empurram, tudo para conseguir viajar sentado. O teleoperador Carlos Augusto Rodrigues, de 26 anos, prefere viajar em pé a disputar assentos no metrô.
"Isso aqui é quase uma guerra! Falta educação para as pessoas. Uma vez eu vi uma senhora de idade sendo empurrada por um rapaz. Tudo por causa de um assento."

A assessoria do metrô rio limitou-se a dizer que disponibiliza carros extras no horário de pico e que não pode se responsabilizar pela educação dos usuários na questão dos assentos.

Overdose em La Paz

Reprodução / Diário Olé
Pelas Eliminatórias, na altitude de La Paz, Bolívia 6 x 1 Argentina. É o pior resultado dos "hermanos" na história da competição. Desculpe o trocadilho, mas este é o fim da carreira de Maradona???

CENTRO CULTURAL NA ZONA NORTE É NOVO PONTO TURÍSTICO


Texto e fotos: Letícia Motta - Técnicas de Reportagem - EQUIPE RUBI

O Centro Cultural Jerusalém, situado no Templo da Glória do Novo Israel, na avenida Dom Helder Camara, 4.242, em Del Castilho, foi oficialmente considerado, nesta quarta-feira (01/04), um dos pontos turísticos do Estado. O governador Sérgio Cabral sancionou projeto do deputado Jodenir Soares, que é também o líder da Comissão Brasil-Israel.
De acordo com o governador, o lugar vem “revitalizar a Zona Norte da cidade, oferecendo à população uma excelente oportunidade cultural.” O Centro expõe com perfeição de detalhes a segunda réplica da cidade de Jerusalém. A outra só existe em Israel.
A partir de agora o Centro Cultural Jerusalém estará sendo indicado em todos os folhetos turísticos da cidade, como um atrativo para a visitação de turistas e moradores de todo o Estado.
O Centro Cultural Jerusalém funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h. A entrada custa R$ 10,00.