Barcelona torce contra o Cruzeiro

Foto: Divulgação / São Paulo Futebol Clube

A Copa Libertadores da América vai para a galeria de Cruzeiro ou Estudiantes, da Argentina. Além das torcidas destes clubes, quem está ligado na decisão é o Barcelona, vencedor da Liga dos Campeões da Europa. Os espanhóis terão um sulamericano como maior rival, no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

O Barça disputou e perdeu duas finais da competição interclubes mais importante do planeta. As duas derrotas foram para times brasileiros. Por isso, torce, loucamente, para Verón e seus companheiros de Estudiantes.

Em 1992, ainda no antigo formato, quando havia um único jogo entre os campeões da Liga e da Libertadores, o Barcelona foi superado pelo São Paulo, de Raí e Telê Santana, por 2 a 1. Há três anos, foi a vez do Internacional. No ano de 2006, um gol de Adriano Gabiru deu a taça ao Colorado, contra o poderoso esquadrão comandado por Ronaldinho Gaúcho.

Estudiantes e Cruzeiro também disputam a chance de conseguir a soberania no Mundial de Clubes para seus respectivos países. Argentina e Brasil tem nove títulos cada.

Na sua opinião, qual seria o adversário mais difícil para o Barça de Lionel Messi: Estudiantes ou Cruzeiro?

MÉDICOS DE MADUREIRA DÃO PALESTRA SOBRE OS MALES DA OBESIDADE PARA GORDINHOS DA ZONA NORTE

Psicólogo Rafael Nunes: "Estar bem psicologicamente é crucial para tratar a obesidade"
EDITORIA DE SAÚDE
Texto: Andrezza Henriques (6º período) - Estagiária Mídia Impressa
Fotos: Ricardo França
Os gordinhos da Zona Norte conheceram, neste sábado (5/7), um pouco mais sobre os problemas causados pela obesidade. O Projeto Vida, formado por um grupo de médicos que trabalham no bairro, realizou seminário sobre o tema no Centro de Convenções do Pólo 1, na Estrada do Portela, 99. O endocrinologista José Alberto Galvão Cruz é um dos organizadores do evento. Formado há 23 anos pela Faculdade de Medicina de Vassouras, ele explica como nasceu e quais são os objetivos desses encontros. “O projeto nasceu na conversa de um grupo de médicos que tinham o mesmo interesse: informar o público leigo sobre doenças importantes. Esse foi o sexto encontro do grupo, que já abordou assuntos como esquecimento, diabetes, pés e problemas cardíacos.
O endocrinologista Mauro Coelho de Carvalho abriu as palestras recepcionando os mais de 60 inscritos. O psicólogo Rafael Nunes de Carvalho começou sua apresentação com um vídeo mostrando crianças com sobrepeso, chamadas no popular como 'crianças fofas'. O ponto principal abordado por Rafael foi que o passo inicial para se perder peso é reeducar a mente, como diz o tema de sua palestra, Pense Magro. Segundo ele, é preciso se conhecer para ter domínio da mente e, então, começar uma dieta. Ir ao psicólogo é um passo importante para quem deseja fazer uma cirurgia bariátrica. “As mudanças são bruscas, pois a pessoa continua com a cabeça compulsiva, continua com pensamento negativo, é isso que também deve ser mudado”, afirma o psicólogo.
Beatriz Ohana: "Obesidade pode causar pressão alta, diabetes, colesterol e cálculo renal"
A endocrinologista Beatriz Ohana também começou sua palestra explicando o porquê nossa genética é feita para absorção de gordura e energia. Ele explicou que somos descendentes de homens primatas que caçavam seu alimento e que ficavam muito tempo sem se alimentar, fazendo com que seu organismo fosse obrigado a armazenar essa energia. Ela lembrou que a tecnologia e a vida que temos hoje fazem exatamente o contrário, temos controle remoto, carro e tudo para facilitar a locomoção, além de encontrar no mercado tudo o que podemos e que também não devemos comer. A médica explicou como a obesidade pode causar pressão alta, diabetes, colesterol, além de aumentar riscos de cálculo renal.

Ela alertou os homens que possuem a circunferência abdominal maior ou igual a 90 cm e mulheres maior ou igual a 80cm, para terem ter cuidado, pois aumenta a probabilidade de se ter problemas cardiovasculares como um infarto ou derrame. Beatriz explicou um pouco sobre quem está apto a fazer a cirurgia de estômago, entre eles maiores de 16 anos que tenham índice de massa corpórea igual ou maior que 40. O risco cirúrgico aprovado por todos os especialistas envolvidos no tratamento.

Alice Nabuco: "É preciso ter comprometimento do paciente no pré e no pós-operatório”

A endocrinologista Aline Nabuco tirou dúvidas sobre o lado ruim da cirurgia bariátrica e suas complicações, que podem surgir no pós-operatório. Para ela, a cirurgia nunca é a primeira opção, pois os pacientes que chegam a fazê-la já passaram por muitas experiências frustrantes, como dietas controladas por nutricionistas, remédios com inibidores de apetite e dietas de “moda”. De acordo com Aline, é necessário o acompanhamento de muitos médicos para se realizar a cirurgia de redução de estômago, são eles: endocrinologista, psicólogo, psiquiatra, cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta (para respiração) e para as mulheres ginecologista. “Todo o processo é troca: troca-se doenças mais difíceis e complicadas por um tratamento para o resto da vida. É preciso ter comprometimento do paciente no pré e no pós-operatório”.

Alguns pontos negativos podem acontecer meses depois da operação, como o mal estar, náuseas e vômitos, caso aconteça a Síndrome de Dumping, que são os sintomas que pode acontecer com a ingestão de alimentos com muito açúcar ou gordura.

PACIENTES APROVAM SEMINÁRIO

A funcionária pública Maria de Fátima Cardoso, 49 anos, aprovou o seminário. “Fiquei sabendo do seminário pelo pelo Jornal da ACM e vim buscar mais esclarecimento e informação. Para mim a cirurgia com o balão era a mais segura, mas tinha medo de fazer a cirurgia. Hoje, eu consegui ter mais segurança quanto aos processo e risco cirúrgicos. Estou fazendo dieta de boca, só diminuindo a comida”.

Luciene Carneiro Lopes dos Santos, 45 anos, já conhecia algumas técnicas da operação de estômago e está fazendo tratamento para emagrecimento. A cirurgia é uma opção para ela. “hÁ uns três anos venho pensando na cirurgia. Esse evento pode clarear algumas dúvidas que ainda tenho”, afirma.

O supervisor de transportes e professor de português e literatura Jaderson Nunes, 33 anos, está animado com a possibilidade de emagrecimento. “Sempre fui gordo e, agora, estou com a glicose, a pressão e as triglicérides altoS. Sou casado, tenho um filho e minha esposa está esperando outro bebê. Preciso pensar na minha família, no futuro dos meus filhos, quero acompanhar tudo e, para isso, preciso ter saúde”, disse Jaderson.

Cerca de 60 pacientes com problemas de obesidade assistiram as palestras

No retorno à palestra, o presidente da Associação Médica de Madureira e Adjacências e diretor do Conselho Regional de Medicina, médico Armindo Fernando da Costa, falou sobre questões práticas da cirurgia e da anatomia do sistema digestivo. Para Armindo, a cirurgia não é uma cura, não é uma cirurgia cosmética, e sim um tratamento. Um dos pontos abordados pelo médico são os hábitos de cada família. Às vezes os problemas são de costumes, como uma má alimentação e o sedentarismo. Por isso, na maioria das vezes, os responsáveis por esses problemas alimentares são os familiares.

O PAPEL DO BALÃO GÁSTRICO

Qual é o papel do balão gástrico? Essa pergunta foi respondida pelo doutor. O balão serve para o paciente perder os primeiros 10% do peso para que a cirurgia diminua seus riscos. O balão fica por apenas seis meses no estômago do paciente e é introduzido via endoscópica (como se fosse uma endoscopia, feito na própria clínica, apenas com sedativo leve). Já a cirurgia de banda gástrica, parte do estômago deixa de trabalhar e, automaticamente, deixa de produzir uma enzima chamada grelina, que é responsável por levar para o cérebro o desejo e comer, fenômeno que conhecemos como fome.

A cirurgia de Capela é a mais usada no Rio de Janeiro pois, além de deixar a maior parte do estômago sem ser usada e diminuir a produção de grelina, também reduz a passagem do alimento pelo intestino, fazendo com que tenha menos absorção de gordura e, também, de nutrientes. Por isso é necessário tomar complemento vitamínico por toda a vida.

A cirurgia de pouco absorção é a que diminui muito o tamanho do intestino, deixando o organismo com uma absorção mínima de gordura. Possui o risco maior de desnutrição do paciente. Por isso é recomendado apenas para pacientes que estão com um nível muito acima do peso, pessoas que tem mais de 200 kg. “Quem escolhe a cirurgia que vai ser feita é o grupo de médicos que estão acompanhando o caso do paciente”, afirma Armindo. Para ele, o sucesso da cirurgia depende do comprometimento e da vontade de cada pessoa que está se tratando.

Armindo mostrou fotos de pessoas famosas que fizeram a cirurgia e, também, de pessoas comuns, estimulando os participantes. Ele terminou sua palestra com o questionamento: "Obesos são culpados ou vítimas?" Para ele, são vítimas da sociedade, mas também são culpados, pois precisam reagir, dizer não ao que a indústria oferece.

TESTEMUNHO - No final do encontro os participantes puderam interagir com Marcus Derbly, 25 anos, que fez a cirurgia há 5 meses e já perdeu 39 kg. Perguntas sobre recuperação, bem estar e mudança de vida foram feitas para ele e respondidas com muita satisfação. Os participantes puderam ver um exemplo que deu certo. A qualidade de vida de Marcus aumentou e eles viram que podem ter a mesma possibilidade de melhora com a cirurgia.

Um Fla x Flu para começar na Sul-Americana 2009, tá bom?

Montagem: Marcos Benjamin

Por Marcos Benjamin e Leo Lagden

Torcedores rubro-negros e tricolores, preparem-se! Sorteado os confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana 2009.

De cara. Fla X Flu! Resta saber se a dupla Fla-Flu irá escalar reservas para o clássico regional mais famoso do Brasil.

Confira os outros duelos nacionais da primeira fase da Copa Sul-Americana:

Botafogo x Atlético-PR
Goiás x Atlético-MG
Coritiba x Vitória

* O Internacional, atual campeão, só participará da competição nas oitavas-de-final.

Há um ano atrás o Flu perdia a Libertadores no Maracanã. O que mudou de lá para cá?

Foto: Site oficial da LDU

Quando o goleiro da LDU, Cevallos, defendeu a cobrança de penâlti batida por Washington, há exatamente um ano atrás, a vida do Fluminense mudou.

Fora a grande chance desperdiçada de entrar para o seleto grupo de campeões da Libertadores e se juntar ao hall dos grandes campeões da América como Santos, São Paulo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Vasco e Flamengo. O Fluminense andou para trás.

Na semana seguinte, a farra da venda irregular dos ingressos para a fatídica final da Libertadores veio à tona. Um "esquemão" envolvendo cambistas supostamente ligados de forma indireta à pessoas ligadas ao clube envergonharam ainda mais seus torcedores.

Se não bastasse a derrota dolorosa, o então gerente de futebol, Branco, entra na justiça e penhora a renda inteira da partida (quase R$ 2 milhões) devido a dívidas trabalhistas referente a sua época de jogador no final dos tristes anos 90.

Renato Gaúcho, o técnico, acabou saindo tempo depois da final. Ele fora demitido alguns jogos depois. Foram tanta besteiras proferidas nos microfones antes mesmo da final, como "Vamos brincar neste brasileirão", que Renato não conseguiu se manter no cargo. apesar do excelente trabalho em 2007 e na própria Libertadores. O cúmulo foi perder para o até então o lanterna do Brasileirão, Ipatinga, em Minas de virada, faltando 10 minutos para o fim do jogo.

A guerra de vaidades entre a diretoria e o patrocinador do clube. É um capítulo a parte. Um fim de 2008 angustiante. Se não fosse René Simões o Flu certamente estaria fazendo companhia ao Vasco na série B este ano. Diga-se de passagem, o lugar de onde nunca deveria ter saído. As viradas de mesas foram a maior das vergonhas na história do Fluminense.

Para piorar, a diretoria acha que o time atual do Fluminense é melhor do que ano passado. Traz Wellington Monteiro, Diguinho, Edcarlos, Leandro, Leandro Domingues, Roger (estes três últimos já estão no Vitória e acreditem, jogando bem). Vende Arouca e Júnior Cesar pro São Paulo, além de Washington preferir, mesmo ganhando menos, ir para o Tricolor Paulista. O motivo do Coração Valente foi que na Barra Funda encontraria melhores condições de trabalho. Fez certo! Apesar da torcida considerar uma apunhalada nas costas.

Depois de alguns fiascos na Taça Guanabara, a diretoria demite René Simões antes mesmo do segundo turno. Cancela a aposentadoria de Parreira e o trás de volta. Provando a mais pura falta de criatividade. Parreira faz campanha apenas burocrática e o Flu está longe de um padrão de jogo ideal. Com esta atitude, a diretoria levou o experiente treinador a cometer um erro parecido do que cometeu na Copa de 2006 ao aceitar voltar a comandar a seleção. Tinha nome, prestígio, não deveria ter aceitado a volta para seleção. Se queimou.

A mesma coisa poderá acontecer este ano. Parreira foi o grande responsável pela volta do Flu, com a conquista da terceira divisão em 1999. Antes conquistou o título mais importante da história do clube, o Brasileiro de 1984.

E as contratações? Tirando a contratação de Fred, o restante foram erros e mais erros. A invasão da torcida em um treino nas Laranjeiras em maio deste ano com o segurança do Fernando Henrique dando tiro para o alto, foi uma vergonha. Para piorar, a diretoria afasta o goleiro pelo fato.

Hoje o patrocinador ameaça retirar o time de campo no fim do ano. O presidente, Roberto Horcades comete gafes e mais gafes, o que falar sobre o "Fábio" na apresentação bagunçada de Fred? Rídiculo!

São tantos retrocessos, o último é de morrer de rir. O Flu comemorou a assinatura de um tipo de aluguel das instalações do CFZ (clube do Zico) para treinar a partir do próximo dia 7 de julho até o fim deste ano, pois segundo o técnico, as Laranjeiras não tem condições para receber os treinamentos dos jogadores. E Xerém? Também não tem? E os vários campos lá? E o hotel Telê Santana? Não servem? Só para constar, a estrutura do Barueri, recém promovido à Série A é melhor que a do Fluminense. Tem CT, Arena, tudo!

Se não bastasse isso, o Flamengo acabou de assinar a aquisição do CFZ. Como faz? Os dois clubes iriam treinar e usar o CFZ? E o CFZ? Estaria falindo? Isso seria assunto para outro post.

Em um ano, uma sucessiva linha de retrocessos. A perda da Libertadores teve consequências maiores do que imaginávamos. Mas se tivesse conquistado a competição continental, o Flu mudaria? Difícil acreditar em uma resposta positiva.

Camisa nova do Flamengo

Fotos: Maurício Val /Vipcomm
O Flamengo fez mistério. Espalhou pontos de interrogação no uniforme.

A Olympikus prometia inovar. Fez pompa para apresentação da nova camisa.

E apresentou. E aí? O que vocês acharam do novo manto sagrado?

Opinem!!!

SÁBADO TEM FEIJOADA DA PORTELA

Fotos Ricardo França (arquivo Agência de Notícias Zunido)

A feijoada da família portelense será realizada neste sábado (4/7), a partir das 13h. A programação musical terá início com o grupo Sala de Visita e, logo em seguida, será a vez da Velha Guarda Show se apresentar, relembrando clássicos do mundo do samba.

Os convidados desta edição serão os compositores do "Quintal do Pagodinho" acompanhados pelo grupo Nossa Fé. A tarde no Portelão promete ser um grande sucesso. Para encerrar a programação com chave de ouro, o grupo "Eterno Astral " sobe ao palco para apresentar seu repertório com muito ritmo e animação.

Aos que pretendem saborear a feijoada preparada pelas herdeiras de Tia Vicentina, a dica é chegar cedo. O ingresso para o evento, que começa às 13h, custa apenas R$ 7. O prato da feijoada é servido a R$ 10. A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes nº 81, em Madureira.

SALGUEIRO RECEBE IMPÉRIO

Fotos: Marco de Almeida (Ascom Império Serrano)


O Império Serrano foi à Tijuca, neste sábado (27/06), e deu um show de bateria na quadra do Salgueiro, campeão do carnaval 2009. Estiveram no evento o intérprete Anderson Paz, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Alex Marcelino e Maura, mestre Gilmar e ritmistas da Sinfônica do Samba, entre outros tantos imperianos. A maratona de ensaios na quadra da verde-e-branca de Madureira começa dia 1º de agosto, com o tradicional Grito de Carnaval.

Galácticos II - A missão

Foto: Site oficial do Real Madrid

Enfim, depois de muita negociação e especulações, o Real Madrid conseguiu concretizar um antigo sonho e apresentar uma das maiores estrelas do futebol mundial. Kaká teve uma recepção digna de melhor do mundo. Com um público de mais de 40 mil torcedores, no Santiago Bernabéu, o brasileiro ficou encantado com tamanha receptividade.
Com a numeração definida, Kaká escolheu a camisa 8, mesmo número que começou a usar no início de carreira, no São Paulo.
Ainda resta a apresentação do craque português Cristiano Ronaldo, para que uma nova era galáctica possa ter início no clube merengue.
A julgar pela histeria provocada em uma simples apresentação de jogador, ficamos imaginando o que vem pela frente quando começarem os jogos para valer.

Você acredita que a nova versão dos galácticos de Madrid dará certo?

MADUREIRA PERDE FINAL DA COPA RIO PARA O TIGRES E TÉCNICO ROY FAZ CARA FEIA


Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Assessoria de Imprensa do Madureira

Apesar de ter sido superior ao Tigres durante a partida, o Madureira não conseguiu vencer a equipe de Xerém jogando fora de casa. Com o resultado, o Tigres conquistou, além do título da Copa Rio 2009, o direito de participar da Copa do Brasil no próximo ano. Para o Tricolor suburbano restou o vice-campeonato e a classificação para a Série D, campeonato em que estreia no próximo domingo contra o Tupi, em Moça Bonita, já que o Estádio de Aniceto Moscoso não foi liberado pelo Corpo de Bombeiros. O Madureira jogará suas duas outras partidas da 1º fase no Engenhão e no Maracanã, como jogos preliminares de Botafogo e Fluminense, respectivamente.

O time de Roy havia empatado na 1º partida da Copa Rio jogando em Conselheiro Galvão, estádio onde disputou sete jogos e venceu todas. Em uma desatenção no final da partida, o Tigres conseguiu empatar por 2 a 2 e levar um bom resultado para decidir em casa.

DECISÃO - Na partida deste sábado (27/06) o Tigres não fez uma de suas melhores apresentações, foi pressionado em alguns momentos pelo Madureira, mas a bola que insistia em não entrar pelo lado tricolor, encontrou as redes aos 44 minutos do 1º tempo, após escanteio de Juninho Tardelli, o zagueiro Pedrão cabeceou sem chances para o goleiro Renan.

Com o placar adverso, o Madureira voltou do intervalo partindo pra cima em busca do empate que levaria o jogo para os pênaltis. Mas logo aos 5 minutos do 2º tempo, o lateral direito Guerra fez ótima jogada e rolou para André Bocão chutar no canto direito do goleiro suburbano. Tigres 2 x 0.

Aos 42 minutos o Madureira ainda tentava uma reação, quando Wagner bateu falta da intermediaria e Edinho marcou o gol que daria animo para a equipe, mas o auxiliar da partida José Carlos Batista de Arruda anulou o gol e colocou pontos finais nas pretensões do Tricolor Suburbano.

FICHA TÉCNICA

Tigres do Brasil 2 x 0 Madureira

Competição: Copa Rio – Final (2º jogo)
Local: Estádio Los Larios, em Xerém-RJ
Data: Sábado, 26 de junho de 2009 Hora: 15h

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliar 1: José Carlos Batista de Arruda
Auxiliar 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno

Tigres do Brasil: Lee; Guerra, Pedrão, Ailson (Genilson) e Danilo; Leão, Fábio Jaílson e André Bocão (Tiago dos Santos, depois Daniel); Juninho Tardelli e Sorato. Técnico: Carlos Alberto (Betão).

Madureira: Renan; Arthur Sanches (Jô), Edinho e Márcio Cleick; Valdir (Daniel), Wagner, Rodrigo, Bruno e Baiano; Lino e Michel (Neto). Técnico: Antônio Carlos Roy.

Gols: Pedrão (TIG), aos 44 minutos do 1º tempo; André Bocão (TIG), aos 5 minutos, do segundo tempo.

Cartões amarelos: Guerra, Leão, André Bocão, Juninho Tardelli e Danilo (TIG); Valdir, Michel, Jô e Edinho (MAD)

Cartões vermelhos: Fábio (TIG)

CRAQUES DO BASQUETE FEMININO TAMBÉM FORAM PREMIADAS

Equipe do Perphorma recebe tênis pela primeira colocação

Camila (de azul) foi eleita a melhor jogadora. A equipe ficou em 2º

As meninas de Miracema ficaram em terceiro lugar na competição

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA

Fotos: Ricardo França

A final do estadual de basquete de rua promovido pela Liga Brasileira de Basquete de Rua (LIBBRA) e pela CUFA também esbanjou graça, charme e talento na categoria feminina. A equipe do Perphorma venceu as duas partidas e sagrou-se a grande campeã. Se fosse futebol, seria de goleada. As meninas passaram fácil pelo Miracema street na primeira partida, com uma vantagem de 16 pontos: Miracema street 4 x 20 Perphorma. Na decisão, contra o Nacional, nova vitória esmagadora: Perphorma 21 x 3 Nacional. Não teve para ninguém. O Nacional ficou garantiu a segunda colocação com uma vitória sobre o Miracema por um ponto, logo na partida de estreia : Nacional 13 x 12 Miracema Street. A melhor jogadora do torneio foi a Camila, do Nacional.

FINAL DE BASQUETE DE RUA ENTRE DOIS TIMES DA ZONA NORTE: LENDAS É CAMPEÃO





TV JILÓ. Equipe do Lendas recebe a medalha pela conquista do 1º lugar

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA

Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Editor de Esporte e Daniel Almeida (5º período) / Vídeos TV JILÓ: Robson Rodrigues / Fotos: Ricardo França

Lendas urbanas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgados de forma oral, mas o LENDAS da Zona Norte, equipe campeã estadual 2009, não é um história fictícia, é sim um time fabuloso, que encantou a torcida com um basquete no melhor estilo freestyle, na final do basquete de rua. A Zona Norte mais uma vez mostrou a sua hegemonia no basquete de rua e o Viaduto Negrão de Lima fez barulho com a final “chapa quente” na qual os Lendas Urbanas venceram o LD por 24 a 22. Cerca de 800 pessoas acompanharam a disputa dos campeonatos de basquete, skate e de break sob o viaduto Negrão de Lima, neste sábado (27/06), competições organizadas pela CUFA e pela Liga Brasileira deBasquete de Rua (LIBBRA).





TV JILÓ. Momentos do jogo entre Lendas X LD: final da Zona Norte

ZONA SUL – Em 3º lugar e pela primeira vez mostrando “as caras”, a equipe da Zona Sul BEX derrotou os Falcons JPA por 13 a 12. Talvez ele seria o menos notado se não fosse a sua habilidade incondicional com a bola nas mãos, o baixinho Ivo Angolano, 24 anos, é o principal jogador do time campeão da LIBBRA 2009. “Comecei a jogar basquete depois que meu tio me deu uma bola e uma fita do basquete americano e, na Angola, a minha família toda tem tradição no basquete. A CUFA está de parabéns por organizar eventos assim e tirar os jovens das ruas”, elogiou.

O craque Ivo Angolano (centro), o 'baixinho', levou o Lendas ao 1º lugar

LD: outro time da Zona Norte, disputou a final com Lendas e terminou em 2º

TABELA DOS JOGOS - MASCULINO

OITAVAS DE FINAL
Cabo Frio Sharks 8 x 9 Falcons Jpa
Liga dos Mutantes 9 (0)x (3)9 Jpa
Macaé 12 x 17 Setor 7
ICT Overbal 17 x 13 Fireball

QUARTAS DE FINAIS
Angra 8 x 14 Falcons
Lendas 20 x 14 JPA
Setor 7 12 x 13 BEX
LD 10 x 6 ICT Overbal



Nas quartas de finais o LD (azul) venceu o ICT Overbal por 10 a 6
SEMIFINAIS
LD 21 X 12 BEX
Lendas 20 x 16 Falcons Jpa

DISPUTA DE 3º LUGAR
Bex 13 x 12 Falcons

FINAL
Lendas 24 x 22 LD

Melhor Jogador: Carlinhos - Lendas

Bex, da Zona Sul, pela primeira vez em posição de destaque na disputa

CUFA ELOGIA PAIXÃO DOS JOVENS DA PERIFERIA PELA CULTURA E PELO ESPORTE

Mohamed: "A CUFA tira os jovens das ruas e os coloca para praticar esporte"
REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França

“A CUFA dá oportunidade, mas o evento não aconteceria sem o amor ao esporte, dos basqueteiros, dos skatistas e dos grafiteiros, essa família que faz o evento acontecer”, disse o MC e também jogador Mohamed Howard, 26 anos. Com esse pensamento de união é que a CUFA cada dia mais se fortifica como instituição responsável por eventos que tiram os jovens das ruas e os colocam para praticar esportes.


Jovens unidos na prática do skate: esporte tira os adolescentes das ruas

“A CUFA é um grande sentimento. A união do sentimento de cada um é o que forma a CUFA, muitas vezes nós não vemos a história por traz dos jovens, então esse espaço é um transformador de sonhos, aqui os sonhos viram realidade”, afirmou a diretora de produção Claudia Oliveira, 30 anos.

Vanessa: "A Zona Norte exportou o basquete de rua para a Zona Sul"

“Como o evento não tem patrocínio, nem sempre as coisas são fáceis. Na final do basquete nós tivemos apoio da Six Street, que premiou os vencedores do basquete, do break e, ainda, sorteou um para de tênis para os torcedores. A Zona Norte exportou o basquete para a Zona Sul, transformando o evento e o tornando cada vez mais socializado”, avaliou a diretora executiva, Vanessa Alves, 25 anos.

JOVENS DA CUFA FAZEM A COBERTURA JORNALÍSTICA

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Texto Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França

Não somente o esporte esteve envolvido na grande final do basquete de rua. Os alunos que mais se destacaram nos cursos de audiovisual da ONG foram colocados à prova para entrevistar os participantes do evento. “Eu fiz 3 anos de curso na CUFA e, depois, fui chamada para participar. Gosto muito dessa integração cultural”, disse a repórter Juliana Lira, de 21 anos, moradora de Jacarepaguá. O câmera Édipo Oliveira, 20 anos, de Madureira, pensa em se profissionalizar como cinegrafista. "A diversão da galera da comunidade é essa, sair da rua e conhecer esse espaço destinado aos jovens que querem aprender”, ensina.

DJ DÁ O TOM DO ESPETÁCULO

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Por Robson Rodrigues (4º período) e Daniel Almeida (5º período)

Algo que não pode falar no basquete de rua é a música, mais precisamente o Hip Hop, para inspirar os gigantes do basquete. “O evento é tudo de bom, é a oportunidade de unir a galera do esporte com o pessoal das comunidades. A música embala os jogadores e não deixa os jovens parados”, explicou o Dj Junior Cesar, 32 anos, que há quatro anos participa dos eventos da Libbra. “Essa iniciativa da CUFA é muito boa, todo mundo quer ver os jovens longe das ruas, e aqui ele pode aprender várias coisas para fugir do mal caminho”, acrescentou o DJ Holiver Souza, 40 anos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO DE SKATE

Fotos Ricardo França (Agência de Notícias Zunido)



Raphael Carvalho (camisa azul): campeção da categoria infantil
AMADOR
1° Lugar: Rafhael Felipe
2° Lugar: Diogo Marley
3° Lugar: Adriano Bahia
4° Lugar: Carlos Vinicius

INICIANTE
1° Lugar: Wander Cardoso
2° Lugar: Jonata Vieira
3° Lugar: Yan Felipe
4° Lugar: Júnior Lopes
5° Lugar: New Carlos
INFANTIL
1° Lugar: Raphael Carvalho
2° Lugar: Guilherme Jesus
3° Lugar: Wallace Santos
MIRIM
1° Lugar: Jeferson Rodrigues
2° Lugar: Arthur Gomes
3° Lugar: Ícaro Yuri
4° Lugar: Silvio Deiveson

FEMININO
1° Lugar: Gabriela Leão
2° Lugar: Joyce Deyse
3° Lugar: Camila Paulo
4° Lugar: Luisa Giácomo
5° Lugar: Izabel Cristina
6° Lugar: Stephane Holender
7° Lugar: Yasmin Nascimento

Vaga fabulosa

Foto: Divulgação / Fifa

O Brasil virou o jogo contra os Estados Unidos e faturou a terceira Copa das Confederações de sua história. Apesar do sufoco, os 3 a 2 selaram a vaga de Luis Fabiano na Copa do Mundo 2010, na África do Sul.

Fabuloso, como Luis é conhecido, e Robinho são presenças certas na lista final de Dunga. Só uma contusão tira estes dois da competição mais importante do Futebol.

No ataque tupiniquim, restam duas vagas e uma enorme lista de candidatos: Nilmar (em vantagem), Alexandre Pato, Fred, Adriano, Ronaldo (se entrar em forma), Amauri, Taison e Keirrison (correndo por fora). Ronaldinho Gaúcho não está entre os cotados porque concorre a um lugar no meio de campo.

Na sua opinião, quais devem ser os quatro atacantes do Brasil na próxima Copa do Mundo?

Game Over???

Foto: Divulgação / Fifa

Bob Bradley deu um baile tático em Dunga e os Estados Unidos estão sapecando 2 a 0 no Brasil.

O gol de Dempsey, aos 10 minutos do 1º tempo, saiu de uma soma de oportunismo com leve falha de marcação, mas o belo lance de Donovan, aos 27 da mesma etapa, revela a instabilidade da defesa brasileira.

Quando o jogador dos EUA invade a área do Brasil, André Santos e Ramires tentavam fazer a marcação. Onde estavam Luisão e Lúcio? Lá na frente, testando a paciência dos torcedores.

O zagueiro Lúcio é visto como um exemplo de jogador. Ok. Ele mostra raça e ótimo condicionamento físico, mas tem lampejos de alucinação ameaçadores. Em diversos momentos, sobe ao ataque sem a mínima necessidade. Se Kaká e Robinho não estão resolvendo, ele é a solução?!?!?!?

Nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, na Austrália, brigou com o meio-campo Roger, dentro do gramado. Não tem equilíbrio emocional, técnico ou tático. Se há uma unanimidade burra na Seleção Brasileira, ela responde pelo nome de Lúcio.

UNIÃO DA DANÇA COM SKATE: MICHAEL JACKSON INSPIRA CAMPEÃO




REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA

Texto e vídeo (TV JILÓ): Robson Rodrigues (4º período)

A competição de Break é outra maneira de os jovens interagirem com o basquete de rua. A competição acontece no intervalo dos jogos. Os B-boys fizeram uma roda no meio da quadra e começaram o duelo de breaks, mas nem todos podem sair vitoriosos. O 1º lugar ficou com o morador de Campo Grande, Fábio Pereiro, 24 anos, que derrotou outro morador do bairro da Zona Oeste. “Felicidade total. É o que eu tô (SIC) sentindo por ter ganho esse prêmio. Comecei no break por acaso, quando fui fazer um curso de grafite na CUFA e vi uns passos do Michael Jackson. Essa atitude da CUFA melhora muito as coisas para os jovens, são muitas oportunidades que surgem”, afirmou.

Para Daniel, 2º colocado, fica a alegria da competição, de estar podendo transmitir essa felicidade de dançar para os outros. "Eu dou aula de dança para crianças em Campo Grande e acho muito interessante eventos que ajudam a tirar a juventude da rua, pois mente vazia é oficina do diabo. Por conta da dança estou indo para a Bélgica, já que minha namorada trabalha numa ONG lá e eu estou indo ensinar dança para eles”, reveliu.

Não só de homens predomina o break. A B-girl Bianca, 22 anos, pratica a dança há 2 anos e não pensa em parar. "Gosto muito desses eventos, pois junta as todas tribos, liga o skate, o break, o basquete e o grafite em um lugar só”, comentou.

Fábio Pereiro (esquerda), de Campo Grande, Zona Oeste, ficou em 1º lugar no break

AS MENINAS DO REQUEBRADO

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL BASQUETE DE RUA
Texto e vídeo (TV JILÓ): Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França
Quando os gigantes do basquete de rua deixam a quadra, quem rouba a cena são as “confetes”, as dançarinas que animam o intervalo com muito requebrado.
Ao som de Beyoncé, as quatro jovens: Keyla, 22 anos, Idiane, 20, Viviane e Helen, de 19 anos, agitam as arquibancadas com muito charme e sensualidade, e deixam os “marmanjos” boquiabertos. "Esse evento é importante porque é uma forma de chamar os jovens para ver os jogos, para quem gosta da dança é um movimento diferente”, ressalta Keyla, a mais velha das pussycatdolls da Zona Norte.

LOJINHA DA CUFA FAZ SUCESSO ENTRE OS JOVENS DA ZONA NORTE

REDAÇÃO JILÓ PRESS - COBERTURA ESPECIAL FINAL ESTADUAL BASQUETE DE RUA
Texto: Robson Rodrigues (4º período) / Foto: Ricardo França
O viaduto Negrão de Lima, em Madureira, recebeu, na manhã e tarde deste sábado (27/06), cerca de 800 pessoas - a maioria adolescentes e jovens de diversos bairros das zonas Norte, Oeste e Sul do Rio e de cidades do Sul e da Região Serrana do Estado. Em foco, a final dos campeonatos de basquete de rua, skate e de break, competições organizadas pela CUFA e pela Liga Brasileira de Basquete de Rua (LIBBRA).
Com um evento desse porte, é a oportunidade de a CUFA aumentar o faturamento para investir em outros projetos sociais. Para isso, montou uma lojinha para vender camisas, bermudas, casacos, com referências sobre o basquete e sobre a ONG.
Não faltaram interessados. "Eu gosto da lojinha por que aqui posso comprar a bermuda que os jogadores de basquete estão usando e, assim, me sentir integrado com o ambiente”, disse o morador de Brás de Pina, Rafael Richier, de 18 anos.
A Loja só funciona em dias de eventos e costuma ter mais vendas no início do mês. “É muito boa essa iniciativa de fazer a interação do público com a loja e os jogadores. Além de tirar os jovens da rua”, coemntou o responsável, Jair Nunes, 65 anos, morador de Madureira. Aos interessados: bermudas: R$ 15; camisas: R$ 15; camisas infantis: R$ 10; casacos: R$ 35.

LUXO E REQUINTE NO ARRAIÁ DA PRAÇA DA LIGHT


PLANTÃO JILÓ PRESS - FESTA JUNINA

O arraiá da Praça da Light, na Rua Caiabu com Calumbi, em Vaz Lobo, recebeu, na noite deste sábado (27/06), a quadrilha de salão 'Constelação', de Realengo, Zona Oeste do Rio. Fundada em 2000, é composta por 22 pares e já venceu vários campeonatos juninos. Caracterizada pelo luxo das fantasias, mais parece uma mini escola de samba do Grupo Especial, nada lembrando as quadrilhas juninas tradicionais.

A Constelação, vejam só, tem até enredo: levou para a Praça da Light o tema 'História do Pará', e mostrou, em 30 minutos de apresentação, um pouco da cultura do Pará e os principais episódios do estado, como os índios Carimbós e a cerâmica marajoara, importante fonte econômica da região.

Na foto, um pouco do requinte da Constelação: o casal de príncipes Adriano Silva, 35 anos, e Lucimar da Silva, 27. Detalhe: cada fantasia custou cerca de R$ 1.600. Que roça que nada... Isso já não nos pertence mais...